A Prefeitura de Guarulhos irá instalar esculturas em pontos estratégicos da cidade ao longo deste ano para divulgar a nova marca do turismo no município. Na manhã desta sexta-feira (12) o prefeito Guti foi conhecer a primeira escultura de 13 metros de largura por 3 metros de altura, feita e doada pela empresa Açotubo, instalada no retorno do viaduto Cidade de Guarulhos.
Durante a visita, Guti elogiou o trabalho feito e ficou ainda mais satisfeito com o resultado final. “Ficou muito bonita a nossa nova marca turística, que ajudará a difundir a nossa cidade em todos os aspectos. Ela é moderna e atraente e só vem agregar mais valor a Guarulhos, que é também muito forte na área de turismo”, ressaltou o prefeito.
Antes da pandemia, que afetou severamente os resultados de 2020, o turismo da cidade apresentava curva ascendente. Entre janeiro e março de 2019 a hotelaria de Guarulhos cresceu 11,76% na ocupação e 2,97% na diária média na comparação com o mesmo período de 2018.
“Não tínhamos uma marca ou uma identidade visual para o turismo na cidade. Essa iniciativa é importante para a valorização do município, uma vez que estamos nos fortalecendo turisticamente, e precisamos impulsionar e estar preparados para uma retomada do setor”, afirmou Ricardo Balcone, diretor de Turismo de Guarulhos, que acompanhou Guti na manhã desta sexta-feira.
De acordo com Balcone, essa ação é muito positiva e não envolveu gasto de dinheiro público com o desenvolvimento da marca ou da escultura. A identidade turística da cidade foi criada por Flávio Cantoni, diretor da Inspira Design, uma agência de design gráfico localizada em Guarulhos, com participação do GRU Convention & Visitors Bureau, e doada à Prefeitura.
Outras esculturas com a nova marca devem ser inauguradas ao longo de 2021. O calçadão da rua Dom Pedro II e o Bosque Maia serão contemplados pela iniciativa, além de outros lugares que serão divulgados posteriormente.