O primeiro aspecto que chama a atenção na Ranger global é a robustez em sintonia com o conceito Raça Forte Ford. Seu novo chassi aumenta ao mesmo tempo a capacidade de carga e o conforto. A caçamba, maior, foi projetada para transportar mais peso e volume. O desempenho fora de estrada também é favorecido pela rigidez maior da carroceria e pela altura elevada. A distância mínima do solo nos modelos 4×4 atinge 230 milímetros, com pneus de 16 polegadas. A distância entre-eixos foi ampliada para 3.220 milímetros.
A caçamba da nova geração Ranger Cabine Dupla tem comprimento de 1.549 milímetros. Com a altura do compartimento ampliada para 511 milímetros, o seu volume de carga foi aumentado para 1,21 metro cúbico.
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O interior traz um visual contemporâneo, combinando equipamentos de tecnologia avançada e acabamento de qualidade para oferecer conforto e resistência.
A nova geração Ranger surpreende também pelo nível de tecnologias inteligentes a bordo. Uma delas é o sistema Bluetooth com controle de voz. O painel tem desenho inspirado no teclado de celulares, com entrada auxiliar para iPod e MP3. As informações exibidas nos mostradores também foram projetadas para atender tanto o uso pessoal como profissional. A cabine conta com 20 porta-objetos, incluindo porta-luvas com capacidade para acomodar um laptop e um compartimento oculto sob o banco traseiro, ideal para equipamentos eletrônicos.
O console tem um compartimento refrigerado, ligado ao sistema de ar-condicionado, com capacidade para seis latas. O banco traseiro acomoda três passageiros, com espaço para as pernas e facilidade para a entrada e saída da cabine.
Carroceria foi desenvolvida para oferecer maior segurança
De acordo com a Ford, a carroceria foi otimizada para oferecer robustez e proteção aos ocupantes, absorvendo as energias de impacto. As tecnologias de segurança passiva do veículo incluem airbags para motorista e passageiro da frente, disponibilidade de airbags de cortina para proteção da cabeça e airbags laterais nos bancos da frente para proteção do tórax.
A plataforma totalmente nova permitiu aos engenheiros da Ford redesenhar a suspensão dianteira e traseira e incorporar novas tecnologias inteligentes, como controle eletrônico de estabilidade, freios ABS e controle de tração. Esses recursos avançados são complementados pela disponibilidade de controle de estabilidade de reboque, controle de carga adaptativo e sensor anticapotamento.
O controle eletrônico de estabilidade é uma assistência que aciona os freios e reduz a potência quando os sensores percebem que as rodas começam a derrapar. Ele monitora constantemente o comportamento do veículo e os comandos do motorista e pode acionar os freios em uma ou mais rodas para ajudar a manter o controle em condições de risco.
Elementos do controle eletrônico de estabilidade são usados também no sistema de controle de estabilidade de reboque, que monitora o comportamento do veículo e o alinhamento do trailler, aplicando os freios quando necessário para manter o seu controle.
O controle de carga adaptativo garante estabilidade adicional para os motoristas que transportam carga pesada. Ele inclui distribuição eletrônica da força de frenagem para garantir a máxima eficiência de atuação em cada roda, sob diferentes condições de carga.
A assistência de frenagem em emergência é projetada para reconhecer quando o motorista está em uma situação de pânico. O sistema aumenta a força dos freios para reduzir a velocidade do veículo e a distância de parada. Complementando os freios ABS, estas tecnologias trabalham juntas para garantir uma parada mais eficiente sob