Cinema

Novo VW Fusca só herda o nome de seu antepassado famoso

O novo carro que a Volkswagen lança no Brasil com o nome de Fusca não tem relação alguma com seu antecessor que atravessou gerações. Lembra mais o New Bettle da década de 90 do que o velho sedã

 Nesta semana, o GuarulhosWeb esteve em Campinas para conhecer de perto o novo carro que a Volkswagen traz para o Brasil com o nome de Novo Fusca. De cara, o preço demonstra tratar-se de um automóvel que nada tem a ver com o "carro do povo", como foi a missão daqueles velhos fusquinhas que surgiram por aqui nos anos 50 e atravessaram três décadas de pleno sucesso.

O modelo chega às concessionárias este mês por R$ 76.600, na versão com câmbio manual, e por R$ 80.990, com transmissão DSG de dupla embreagem. Só que, conforme equipamentos opcionais vão sendo incorporados, ele pode chegar quase a R$ 100 mil. Então, para começo de conversa, esqueça o carro homônimo e tente entender a proposta da Volkswagen.

Os designers tinham que partir de um ícone que, em termos de suas formas exclusivas, só é comparável, entre os carros alemães, ao Porsche 911. Eles sabiam que queriam desenvolver melhor o perfil do Fusca original do que haviam feito com o New Beetle 1998. Voltar às raízes do carro. Uma prioridade foi o dinamismo acentuado das proporções do carro. Um aspecto interessante é que vários membros da equipe eram donos de Volkswagen originais, refrigerados a ar. Ele é objeto de culto entre os jovens designers da Volkswagen.

Diferente do New Beetle de 1998, o novo carro tem 1.808 mm de largura (mais 84 mm), 1.486 mm de altura (12 mm menor) e 4.278 mm de comprimento (mais 152 mm). São proporções totalmente novas. O aumento no comprimento permitiu que o teto fosse mais estendido, o para-brisa fosse deslocado para trás e a seção dianteira pudesse seguir o contorno do Fusca original. O novo ponto chave é a coluna C. Paralelamente, a equipe de desenvolvimento aumentou as bitolas e a distância entre-eixos do carro. Tudo isso dá ao novo Fusca uma aparência de força e tensão muscular.

A Volkswagen está implementando o 2.0 TSI no Fusca no mundo inteiro. Este motor desfruta de status de cult, pois oferece um desempenho extremamente esportivo e é altamente eficiente. O TSI oferece sua potência máxima a partir de 5.100 rpm. O torque máximo, 280 Nm, é atingido já a partir de 1.700 rpm. Com transmissão DSG de dupla embreagem, o Fusca 2.0 TSI tem velocidade máxima de 2 km/h (controlada eletronicamente) e acelera de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos

 

Visionário – Outro aspecto do DNA de design da Volkswagen é que o carro não tem apenas que parecer bom, mas oferecer ótima funcionalidade. As duas portas abrem amplamente e não são muito longas, facilitando a entrada e saída do carro mesmo em estacionamentos apertados. Naturalmente, o Fusca é o único Volkswagen atual com faróis redondos.

Faróis bi-xenônio opcionais estão disponíveis pela primeira vez. Lâmpadas de descarga sem mercúrio com 25 Watts foram usadas no módulo projetor. A opção por faróis bi-xenônio inclui luzes diurnas, cada uma com 15 LEDs posicionados ao longo da borda externa do farol.

Outro diferencial do Fusca são os arcos das portas. Ou melhor, a ausência deles. No Fusca, os vidros das portas se conectam diretamente ao teto do veículo, dando uma aparência mais limpa ao visual – uma vez que não há os arcos de ferro normalmente utilizados na estrutura das portas para limitar o formato das janelas.

Carro de passeio

Onde o Fusca original tinha o motor, agora fica a tampa do porta-malas, que se ergue juntamente com o vidro traseiro quando aberta, dando acesso para muita bagagem (310 a 905 litros). À direita e à esquerda da tampa traseira ficam as lanternas. Como em todos os Volkswagen, elas têm um visual noturno inconfundível, em forma de "C". No Fusca as rodas de liga-leve "Spin" têm 17 polegadas e cinco raios diferenciados. Esta roda é exclusiva do Fusca, que ainda pode ser equipado com as rodas "Twister" – também com cinco raios, mas com a parte interna de alumínio claro e a externa em preto fosco. Há, ainda, a opção de equipar o modelo com rodas de liga-leve 18".

11 cores – As cores do Fusca – 11 diferentes tonalidades – tornam a vida diária mais colorida. Há cores que deixam o carro "divertido" e o tornam tão exclusivo como uma digital. As cores sólidas são "Branco Cristal", "Preto Ninja", "Amarelo Saturno", "Vermelho Tornado" e "Azul Denim". As cores metálicas são "Azul Reef", "Marrom Toffee", "Cinza Platinum", "Prata Sargas" e "Prata Moon Rock". E ainda há uma cor perolizada: "Preto Mystic".

Opcionais

Faróis bi-xenônio e luzes diurnas com LEDs

Pela primeira vez, a Volkswagen oferece o Fusca com faróis bi-xenônio. As extremidades externas de cada módulo de xenônio são emolduradas por 15 LEDs que compões as luzes de uso diurno.

Teto solar panorâmico

Ele é transparente e pode ser inclinado ou aberto. É 80% maior (área envidraçada) do que no modelo anterior. O vidro com isolamento térmico bloqueia 99% da radiação ultravioleta e 92% da energia térmica. O teto panorâmico não reduz a altura interna do Fusca, pois se abre para o exterior. Quando o teto é aberto, um defletor protege o interior do carro da turbulência do ar. O comando rotativo para abertura e fechamento do teto transparente tem operação intuitiva. Quando ele é pressionado para cima, o teto também se inclina para o alto (função tilt). Ao mesmo tempo, se o sol estiver muito forte, é possível puxar uma cortina que cobre toda a abertura, mesmo se o teto estiver aberto.

Radio e sistema de navegação

O New Beetle só dispunha de sistemas de som especialmente desenhados para ele. E não havia opção de sistema de navegação. O Fusca conta com o sistema de áudio RCD 510, com acumulador de CDs, interface para cartão SD e tela sensível ao toque e, opcionalmente, pode receber o sistema de rádio RNS 315 com navegação integrada.

Sistema de som Fender…

Quem conhece o mundo do rock certamente está familiarizado com grandes nomes como Jimi Hendrix e Eric Clapton. O primeiro tocava guitarras Fender, o outro, continua tocando. Agora, o legendário fabricante americano de guitarras e amplificadores, juntamente com a Panasonic, está compartilhando seu know-how de forma exclusiva com a marca Volkswagen. Um sistema de som Fender opcional é oferecido para o Fusca.

… e sua tecnologia

O sistema de som Fender consiste de dois tweeters instalados nos triângulos dos espelhos das portas e mais dois na forração traseira. Eles são equipados com ímãs de nióbio e cones de tecido. Nas portas dianteiras ficam os woofers com duas bobinas de voz. Também há woofers nos painéis de acabamento traseiros, com bobinas simples. Um subwoofer com bobina dupla também é colocado numa caixa de graves integrada ao porta-malas do carro. A peça central do sistema de som é um amplificador de 10 canais, com amplificadores de potência Classe A/B e 400 Watts. Na Europa, o Fusca é o primeiro carro a ser equipado com um sistema de som Fender.

Keyless Access

O sistema Keyless Access de comando das portas e partida do motor está aparecendo no Fusca pela primeira vez. Ele opera as portas sem necessidade da chave. Quando uma das maçanetas é tocada, o sistema identifica a autorização de acesso eletrônica emitida pelo transmissor da chave, carregado pelo motorista no bolso e/ou em uma bolsa, destravando o carro e permitindo dar a partida por meio de um botão localizado à frente da manopla do câmbio. O trancamento do carro também é ativado ao tocar numa das duas maçanetas das portas: nesse caso, porém, é usada uma superfície especialmente demarcada.

Instrumentos auxiliares

Outro elemento clássico: os instrumentos auxiliares, temperatura de óleo, relógio com cronômetro e medidor de pressão do turbo, ficam sobre o sistema de áudio no painel central.

ParkPilot – sensores de aproximação de obstáculos dianteiros e traseiros

Com o sistema ParkPilot, o motorista tem o estacionamento facilitado por um mostrador visual na tela do rádio. A imagem na tela mostra uma vista de cima do carro que indica potenciais obstáculos à frente e atrás do carro. Além disso, há um alarme sonoro, um som intermitente cuja frequência aumenta à medida que o carro se aproxima do obstáculo, até tornar-se contínuo.

Revestimento de couro e bancos esportivos

A elegante forração Native de série é disponível em dois tons: preto ou bege. Há a opção de revestimento de couro Vienna nas cores preta ou bege e as combinações bicolores: vermelho & preto ou preto & azul.

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