Cidades

NÚMEROS DA SORTE

Coluna do jornalista Sérgio Lessa sobre os bastidores da política de Guarulhos

Nesta terça-feira, na garagem da Câmara, o vereador Marcelo Seminaldo (PT) mostrava seu carro particular aos colegas petistas Professor Samuel Vasconcelos, Pezão e Marisa de Sá. Após comentários sobre as qualidades do veículo, Seminaldo deu um toque: “E olhem só os números da placa”. Por incrível que pareça o possante desfila com a milhar 1313. Depois dessa vale a pena apostar na borboleta!

Repórter por uns dias

O ex-prefeito Elói Pietá está entrevistando pessoalmente todos os candidatos a presidente do PT. As entrevistas estão sendo disponibilizadas no site da deputada federal Janete Pietá. Já foram entrevistados Maxwell Chagas, Paulo Victor e Ernesto Nascimento. A próxima entrevista será com Rosilda Rocha. Para assistir as entrevistas acessem o site www.janetepieta.com.br

Assunto sério

A Comissão de Defesa do Meio Ambiente e Qualidade de Vida da Câmara se reuniu ontem para tratar sobre alternativas para o lixo do município. Os vereadores Pr. João Barbosa (PRB), Guti (PV) e Lamé (PTdoB) receberam representantes do Projeto Lixo Limpo, que expuseram o trabalho realizado pela empresa com relação a soluções tecnológicas para a destinação de resíduos sólidos.

Alternativa

Segundo o representante do projeto, Nilton Magro, o propósito é eliminar os aterros sanitários por meio de implantação de usinas de reciclagem, que separam na totalidade o material orgânico do reciclável. O material reciclável é depositado em bolsas fechadas e impermeáveis e após um período de 36 a 48 meses, os resíduos são utilizados como adubo para a fertilização do solo.

Investimento

A contrapartida da Prefeitura para a implantação das usinas de reciclagem seria a doação de um terreno para desenvolvimento do projeto e depois o pagamento em média de R$ 150,00 por tonelada de lixo reciclado. A idéia hoje está sendo executada em 36 municípios. Os vereadores pretendem promover uma audiência pública para debater melhor o assunto.

Enxugamento

Tramita na Câmara projeto que pretende fundir várias comissões permanentes, transformando nove delas em quatro, com a seguinte nomenclatura: Constituição, Justiça e Legislação Participativa; Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo; Direitos Humanos, Cidadania, Habitação, Assistência Social e Igualdade Racial; e Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude.

Posso ajudar?