A votação de Guti (PSB) para prefeito de Guarulhos foi a mais expressiva da história do município. Os 83,5% obtidos neste 2º turno deram a ele o posto de prefeito eleito mais bem votado proporcionalmente no Brasil. Em números absolutos, foi o 9º do país. Acima dele, apenas eleitos em capitais, onde o número de votantes é superior ao do colégio eleitoral guarulhense.
Maioria absoluta
As marcas de Guti neste 2º turno são impressionantes. Ele conquistou algo que poucos conseguiram até hoje: a preferência da maioria absoluta do eleitorado. Os 481.541 votos neste domingo representam 53,33% de todos os eleitores aptos a votar em Guarulhos. Se considerar apenas os 699.497 que compareceram às urnas, Guti obteve 68,84% do eleitorado.
Privilegiado
Os resultados colocam Guti em uma situação privilegiada do ponto de vista político, já que no 1º turno a coligação dele fez apenas quatro vereadores, o que poderia representar grandes dificuldades para obter apoio na Câmara Municipal. No entanto, apoios recebidos ao longo do turno final e após a vitória já abrem o leque para que o prefeito eleito obtenha uma situação melhor na Casa de Leis.
A faca e o queijo
Diante dos números incontestáveis, Guti tem a faca e o queijo na mão para implantar o que chama de nova política na cidade. Ele tem tudo para não se render ao jogo sujo e rasteiro daqueles que acham que tudo é na base do “toma lá dá cá”. Infelizmente, já tem gente escalando o novo secretariado, sem qualquer compromisso com a realidade e o pior: invocando a “velha política”.
O mau perdedor
Ao não cumprimentar Guti e nem citar o nome do prefeito eleito em um vídeo postado no Facebook, o candidato derrotado Eli Corrêa Filho (DEM) demonstrou que é um péssimo perdedor. Talvez esse tipo de postura justifique o fato dele ter tido 38.973 votos a menos que no primeiro turno.
Pedido de casamento?
Fernanda Facchini, advogada que trabalha na Câmara Municipal como funcionária concursada, foi apresentada por Guti, logo após a vitória, como sua namorada durante discurso em cima de um caminhão de som na avenida Paulo Faccini. Ele agradeceu a compreensão da jovem durante todo o período eleitoral, além de garantir que Fernanda será “a primeira dama mais bonita da história de Guarulhos”.