Cidades

Pacientes com consultas marcadas encontram UBSs fechadas em Guarulhos

O  ponto facultativo decretado pelo prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida (PT), nestes dois dias que antecedem o feriado de Finados, em decorrência do Dia do Servidor Público, comemorado no último dia 28, causou transtornos aos pacientes das UBSs de Guarulhos, que foram surpreendidos com as portas fechadas. Em uma reportagem exibida pela TV Globo, na manhã desta terça-feira (1) um fila de munícipes aguardavam uma posição da Secretaria, sem saber quando devem conseguir remarcar suas consultas e exames.
 
O decreto foi publicado no dia 14 de outubro no Diário Oficial. A medida foi tomada em decorrência do Dia do Funcionário Público, celebrado em 28 de outubro, que este ano se deu na sexta-feira e a aproximação do feriado de finados – dia 2 de novembro – que se dará nesta quarta-feira. O prefeito então decidiu prorrogar a data e decretar o dia 1º como ponto facultativo estendendo a folga dos servidos para 5 dias.
 
Na Unidade Básica de Saúde Rosa de França, no bairro de mesmo nome, como mostrou a reportagem, os pacientes não foram alertados sobre o fechamento da unidade e perderam viagem ao chegar ao local e encontrar as portas fechadas.
 
Alguns pacientes apresentavam comprovantes da longa espera para a marcação da consulta e exames e se mostraram preocupados com o próximo prazo que deve ser apresentado com o retorno das atividades da UBS.
 
O GuarulhosWeb esteve na manhã desta terça-feira (1) na UBS Jardim Paraventi, onde os funcionários afixaram um comunicado avisando sobre os dias em que a unidade estaria fechada. Segundo Márcia dos Santos, vizinha do local, desde segunda-feira (31) muitas pessoas procuraram por atendimento. “O pessoal chega no portão lê o recado e vai embora perdido, tem muita gente que precisa agenda ou verificar se tem remédio e precisa voltar outro dia”, explicou.
 
Em resposta a demanda encaminhada pelo GuarulhosWeb, a Secretaria de Saúde esclareceu que a medida foi publicada no Diário Oficial do Município e “os usuários das UBS que mantém cadastro atualizado nas unidades e que tinham consultas previamente agendadas para esses dias foram avisados com antecedência, uma vez que todas as consultas foram remarcadas, sem prejuízo aos pacientes. Vale destacar que o atendimento nos serviços de pronto-atendimento e nos hospitais está sendo efetuado normalmente”.

Posso ajudar?