Carro

Onix Premier oferece motor 1.0 turbo, eficiência e sofisticação na versão hatch 

GuarulhosWeb avalia a versão top de linha do novo Chevrolet Onix hatch, o compacto Premium líder de vendas no Brasil

 A Chevrolet se superou na segunda renovação do líder de vendas no Brasil, o eficiente e mais do que agradável Onix. O GuarulhosWeb avaliou durante 10 dias a versão Premier do modelo hatch, o top de linha da marca, que oferece muito requinte e tecnologia de fazer inveja a muito modelo superior que tem por aí. A motorização, 1.0 turbo, com câmbio automático de seis marchas, é um capítulo à parte, já que garante excelente performance e economia.  

O Novo Onix chama a atenção pelo visual, bastante atraente, com linhas ainda mais modernas que a versão anterior. O hatch, que ganhou a companhia da versão sedã (substituindo o Prisma) cresceu em tamanho, tornando-o mais espaçoso para um compacto. No comprimento, são 23 centímetros a mais, que podem ser observados na coluna traseira maior. Isso resultou em um acrécimo de 2,3 centímetros no entre-eixos, que se traduzem em mais espaço para quem vai no banco traseiro. Na largura, são 4,1 centímetros a mais.  

As medidas maiores se refletem em um carro ainda mais robusto, com visual imponente e marcante. Na dianteira, a nova grade tem a parte de baixo maior para otimizar a refrigeração do motor. A parte de cima, mais estreita, acompanha o contorno do conjunto óptico com a gravata dourada ao centro. Na versão Premier avaliada, os faróis contam com projetores para ressaltar o caráter premium. Já as luzes de condução diurnas em “L” contornam a base do para-choque. O LED cria um belo efeito e ajuda a proporcionar uma aparência mais tecnológica e marcante.  

Na lateral, as linhas que integram todo o veículo destacam o aspecto de horizontalidade. O friso cromado destaca a linha de cintura elevada integrada às rodas de 16 polegadas com desenho exclusivo. Na traseira, a tampa do porta-malas ganha um discreto aerofólio na parte superior. 

Por dentro, o Onix esbanja conforto e sofisticação, desde as texturas do painel de instrumentos, passando pela bela cobertura tipo 3D dos alto-falantes até a moldura estilizada do console central. O volante tem melhor empunhadura, regulagem de altura e de profundidade e tecla para limitar eletronicamente a velocidade – útil para evitar multas. 

O quadro de instrumentos conta com velocímetro e conta-giros de fácil leitura. Tem molduras cromadas e ponteiros iluminados por LED. Ao centro fica o computador de bordo com tela de TFT. Outro destaque é o sistema multimídia MyLink de nova geração. Do tipo flutuante, ele otimiza a visualização da tela e permite fácil acesso aos sistemas, entre eles o do ar-condicionado digital com função de recirculação automática no Premier. 

Assim como modelos mais sofisticados, o Novo Onix oferece chave eletrônica, que permite o destravamento da porta e o acionamento da ignição por botão. Antes mesmo de embarcar, é possível iniciar a climatização da cabine pelo aplicativo. Já a bordo, o Wi-Fi do carro se conecta automaticamente ao smartphone do usuário, que pode indicar o melhor caminho. Já o sensor crepuscular entende que a luminosidade está baixa e liga os faróis.  

O Wi-Fi da Chevrolet é uma parceria exclusiva com a Claro. Além dos 3 GB ou três meses de cortesia para experimentação, o cliente poderá adquirir planos de dados adicionais de 2 GB até 20 GB/mês. 

O Onix oferece ainda auxilio para estacionar, que utiliza sensores ultrassônicos para calcular a manobra; a câmera de ré projeta o panorama traseiro, e o volante esterça sozinho. O carregador de celular por indução (sem fio) é outra tecnologia ofertada para o Novo Onix. Até então, este conjunto era exclusividade de veículos de preço muito superior. Se bem, que o preço desta versão Premier pode até ser considerada salgada, já que sai por pouco mais de R$ 71,6 mil.

 

3 CILINDROS TURBO 

A versão Premier do Onix conta com o motor 1.0 turbo, que gera 116 cavalos de potência e marca a entrada da Chevrolet no mundo dos três cilindros, rendendo-se a uma tendência já presente em diversos modelos da concorrência. O desempenho é bastante agradável, com performance ainda melhor que os 1.4 aspirados da geração anterior, já que arranca com extrema facilidade e não encontra qualquer dificuldade para avançar a velocidades superiores.  

A Chevrolet explica que o motor Ecotec 1.0 Flex Turbo conta com as mais modernas tecnologias disponíveis, como bloco de alumínio, cabeçote com duplo comando variável de válvulas, coletor de escape integrado, bomba de óleo de duplo estágio de pressão variável, além de diversos conceitos inovadores ou até mesmo inéditos na categoria. O sistema avançado de gerenciamento eletrônico potencializa os resultados tanto na configuração manual como na automática, ambas de seis marchas. 

O Novo Onix 1.0 Turbo Flex acelera de 0 a 100 km/h em até 10,1 segundos tanto na versão manual quanto na automática. Com gasolina no tanque, o Novo Onix demonstra sem bem econômico tanto na cidade como na estrada, mesmo com câmbio automático, superando bastante os números do modelo anterior com motor 1.4. Na combinação entre cidade e estrada, a média no computador de bordo fica sempre acima dos 11 a 12 km/l. 

 

Pacote de segurança 

  • Airbags frontais, laterais e de cortina;   
  • controle eletrônico de estabilidade e de tração; 
  •  assistente de partida em rampa;  
  • sistema de monitoramento da pressão dos pneus;  
  • sistemas Isofix e Top Tether para ancoramento de cadeirinhas infantis; 
  • alerta de não afivelamento dos cintos 

 

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