Polícia

Operação da PF prende em Guarulhos dupla ligada à exploração sexual de brasileiras no exterior

Guarulhos voltou a ser ponto estratégico em uma investigação internacional. A Polícia Federal prendeu, na última sexta-feira (6), dois cidadãos chineses no Aeroporto Internacional de Guarulhos, durante a Operação Double Key, que desarticula uma organização criminosa especializada em tráfico internacional de pessoas para fins de exploração sexual.

Os suspeitos desembarcavam de um voo procedente do Camboja quando foram detidos por mandados de prisão preventiva. Segundo a PF, ambos fazem parte de um grupo que atuava no aliciamento de jovens brasileiras com promessas falsas de emprego em cassinos e hotéis no estado de Karen, em Mianmar, no sudeste asiático.

A operação teve origem após uma denúncia envolvendo uma brasileira, natural de Pernambuco, que teria sido mantida em cárcere privado e explorada sexualmente por membros da organização. Ela foi localizada por meio de uma notificação internacional (difusão azul da INTERPOL), que possibilitou seu resgate e retorno ao Brasil no último domingo (8).

Além das prisões em Guarulhos, a operação também cumpriu mandado de busca e apreensão na capital paulista, além de medidas cautelares contra uma mulher brasileira suspeita de envolvimento com o grupo.

De acordo com a PF, a organização era composta, em sua maioria, por cidadãos chineses legalmente estabelecidos no Brasil, e usava conexões locais para atrair vítimas, principalmente jovens em situação de vulnerabilidade.

Os investigados vão responder por tráfico internacional de pessoas e organização criminosa, com penas que podem ultrapassar 10 anos de prisão. As investigações continuam em andamento.

Tags
Posso ajudar?