Política

Oposição perde a terceira ação movida contra candidatura de Guti em 2020

Três ações movidas por candidatos que perderam as eleições de 2020 em Guarulhos tiveram decisões favoráveis ao vencedor do pleito, o prefeito reeleito Guti (PSD). Nesta terça-feira, dia 29 de junho, a juíza eleitoral Maria de Fátima Guimarães Pimentel de Lima pediu o arquivamento do processo movido pelo segundo colocado Elói Pietá (PT), por considerar que não houve irregularidades na distribuição de cestas básicas à população carente durante a pandemia no ano passado. Com mais esta decisão, não tramita na Justiça Eleitoral nenhum outro processo contra o atual mandatário referente ao pleito do ano passado.

Duas outras ações foram arquivadas. A primeira Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIME), movida pelo derrotado Rodrigo Tavares (PRTB) alegava suposto abuso de poder político e econômico por conta do pagamento do décimo terceiro salário aos servidores públicos no mês de novembro foi julgada improcedente em 7 de abril. A Justiça Eleitoral entendeu que o episódio não interferiu no processo eleitoral.

Já a AIME proposta por vereadores de oposição e pelo candidato do PT Elói Pietá, alegando suposta fraude eleitoral por conta do anúncio do fechamento da empresa de economia mista Proguaru, também acabou sendo julgada improcedente em 12 de março passado. Além de Pietá, moveram e perderam a ação os vereadores Laércio Sandes (DEM), Márcia Taschetti (PP), Janete Pietá (PT), os candidatos a prefeito também derrotados Auriel Brito (PCdoB), Simone Carleto (PSOL), Wagner Freitas (PTB) e a vice Adê Rocha (Solidariedade) e Sandra Matos (PDT).

Desta forma, não há mais nenhuma ação de contestação dos resultados das eleições de 2020, quando Guti venceu o segundo turno para prefeito de Guarulhos com 56% dos votos válidos, numa disputa com Pietá do PT, que – pelo segunda disputa seguida – se saiu perdedor nas urnas.

2 Comentários

Clique aqui para comentar
  • pessoal de esquerda além de não ajudar, ficam inventando processos, trabalhar mesmo que é bom ninguém quer, nem vereadora eleita mulher de candidato bigodudo que só ri.

  • A esquerda sempre chorando e nunca querendo aceitar a derrota, infelizmente o PT ficou 16 anos no poder e deixou a cidade falida. Mas o atual prefeito enfrentou as dificuldades , colocou a casa em ordem e conseguiu ser reeleito.

Posso ajudar?