Cinema

“Os Muppets”: Nova geração conhecerá Kermit ao invés de Caco

Filme resgata fantoches clássicos com várias participações especiais

Em uma das peças de divulgação de "Os Muppets", que chega nesta semana aos cinemas brasileiros, o fantoche Kermit aparece em cena sozinho, falando que seu nome no Brasil não será mais Caco. Talvez isso pareça estranho aos que se lembram do desenho "Muppet Babies", exibido no Brasil na década de 90, protagonizado justamente pela versão infantil de Caco, o sapo. A mudança vem para padronizar os personagens da Disney, que provavelmente está de olho em novas sequências de filmes com lançamento internacional. Nos EUA, os personagens já tinham longa carreira na TV e no cinema norte americano, desde sua criação, no fim da década de 1950 por Jim Henson. De lá para cá, os bonecos apareceram em pelo menos nove filmes e várias séries de TV, entre as quais a popular "Vila Sésamo", também co-criação de Henson.

No filme, os bonecos descobrem que não são tão famosos quanto antigamente. Além disso, o teatro em que se apresentam, em Los Angeles, corre o risco de ser fechado, já que o magnata Tex Richman (Chris Cooper, de "A Identidade Bourne") descobriu petróleo sob o local. Os problemas são descobertos pelo maior fã dos Muppets, Gary (Jason Segel, de "Meu Malvado Favorito") e sua namorada, Mary (Amy Adams, a futura Lois Lane de "Superman – O Homem Aço"). Assim, os humanos se reúnem à equipe liderada por Kermit, que inclui ainda sua amada Miss Piggy; o urso comediante de stand-up Fozzie; o roqueiro-baterista-sempre-furioso Animal; o pássaro-estrela Gonzo; e o novato boneco-fã Walter. O objetivo deles é criar um grande Tele Ton, que juntará o dinheiro necessário para que a trupe permaneça unida e ativa.

O elenco de bonecos, de fato, é bem maior do que os protagonistas, concorrendo com as participações especiais "humanas". Entre os convidados, estão os veteranos Alan Arkin ("Pequena Miss Sunshine") e Bill Cobbs ("O Guarda Costas"); além dos comediantes Jack Black ("As Viagens de Gulliver"), Zach Galifianakis ("Se Beber Não Case 2") e Ricky Gervais (da versão britânica de "The Office"). O longa começou fazendo piadas desde a sua divulgação, na qual os personagens apareceram em cartazes inspirados na saga Crepúsculo e até mesmo dançando no melhor estilo do cinema indiano. A direção é de James Bobin, das séries "The Flight of The Conchords" e "Da Ali G Show".

Os Muppets (The Muppets) – EUA, 2011. Comédia/ Infantil. Direção de James Bobin. Com Jason Segel, Amy Adams, Chris Cooper, Rashida Jones, Steve Whitmire, Eric Jacobson, Dave Goelz, Bill Barretta, David Rudman, Peter Linz, Alan Arkin, Bill Cobbs, Zach Galifianakis, Ken Jeong, Jim Parsons, Eddie Pepitone. Distribuição Walt Disney. Classificação: Livre.

Posso ajudar?