Cinema

Honda Civic sobe um degrau na nona geração

Modelo chega ao mercado brasileiro no início do ano que vem

Quando a Honda apresentou a oitava geração de seu Civic, batizando-o de New, apresentou um design tão ousado que ficava difícil – mais para frente – torná-lo ainda mais atraente. No início de 2012, chega ao mercado o modelo renovado. E não é que a Honda conseguiu manter o estilo arrojado, mudando o carro justamente nos poucos detalhes que ele ficava devendo. O porta-malas ganhou 109 litros de espaço, o motor alguns cavalos a mais e, o melhor, recebeu um banho de equipamentos tecnológicos, disponíveis em um painel pra lá de moderno.

O carro chega às revendas da marca somente na segunda quinzena de janeiro, mas a imprensa teve acesso ao modelo na semana passada, na pista da Fazenda Capuava, em Campinas. Assim, os preços não foram revelados ainda, porém a Honda garante que – apesar da evolução – ficarão no mesmo patamar atual.

O Civic está um pouco maior. O comprimento passou de 4.489mm para 4.525mm, o tanque de combustível agora tem 57 litros de capacidade, o que permite mais autonomia. O porta-malas, que deixava a desejar na oitava versão, agora tem 449 litros de capacidade. Disponível em três versões (LXS, LXL e EXS), o modelo de entrada ganhou equipamentos de ponta, que o colocam em um degrau acima no disputado mercado de sedãs médios, como uma central inteligente (i-MID), que exibe em uma tela de LCD colorida de 5 polegadas diversas informações e opera como interface para customização do veículo. Os comandos ficam no volante.

Sistema econ faz carro economizar combustível

Mais uma novidade é o sistema ECON, acionado por um botão no painel que torna a condução mais econômica. É mais ou menos o inverso do que ocorre quando se aciona a tecla S, que torna os carros – principalmente com câmbio automático – mais espertos. A tecnologia é tanta que duas barras paralelas no centro do painel ao redor do mostrador digital do velocímetro, a princípio azuis, ficam verdes quando o motor roda em condições de economia. Outros itens disponíveis em todas as versões são a câmera de ré e o ar-condicionado digital.

O top de linha EXS conta também com um sistema de navegação via satélite que pode ser acessado em uma tela touch screen de 6,5 polegadas do sistema multimídia. O mesmo modelo conta com o sistema MA-EPS (Motion Adaptative Electronic Power Steering), que atua em conjunto com o VSA (Sistema de Assistência à Estabilidade). A versão traz ainda de série um sofisticado teto solar e side airbags.

Motor i-VTEC ficou ainda melhor

A versão 2012 segue equipada com o i-VTEC 1.8l SOHC Flex, que produz 140 cv a 6.500 rpm, na utilização de álcool, e 139 cv também a 6.500 rpm, quando for apenas gasolina.

A Honda aprimorou a tecnologia i-VTEC e incorporou melhorias nos componentes. Os dados de potência e torque máximos se mantiveram os mesmos da geração anterior, mas o motor ganhou elasticidade – torque alto a partir de baixas rotações, mantendo-se alto até as rotações próximas ao limite máximo.

Entre outras alterações, houve mudanças nos dutos de admissão para melhorar a combustão, o que oferece maior desempenho, economia e menos emissões de poluentes. Já o novo motor de partida, mais leve, menor e mais potente, tem maior durabilidade. Para a 9ª geração, todas as versões podem contar com a transmissão automática de 5 velocidades, que proporciona muito conforto e, quando solicitada, tem apelo esportivo.

O que o Civic tem de novo

i-MID (intelligent Multi-Information Display)
Conta com uma tela LCD colorida de 5 polegadas que exibe diversas informações e opera como interface para customização do veículo. Os comandos estão localizados no volante, mas a central também exibe informações gerais do veículo, como sistema de áudio, computador de bordo, áudio, imagem da câmera de ré e sistema de navegação (EXS).

Computador de bordo
Hodômetros total e parciais A e B; temperatura externa do lado esquerdo da parte inferior; relógio do lado direito da parte inferior; consumo médio de combustível com duas possíveis leituras, A e B. Ainda oferece, a exemplo do New Fit, medidor do consumo instantâneo.

Customização de funções
É possível configurar o papel de parede (fundo de tela) inserindo uma foto pessoal, a tela de boas vindas, o idioma, o temporizador da luz interna, o desligamento do farol, e o travamento das portas. Os controles do lado esquerdo do volante permitem a navegação pelas funções e a escolha dentre as opções. A navegação é simples e intuitiva. Função Econ
Ao acionar o botão, a mensagem "ECON ligado" é mostrada no painel i-MID. Nesta condição, diversos sistemas do veículo têm seus funcionamentos alterados para privilegiar o baixo consumo de combustível, como controle eletrônico da injeção – ETCS (Electronic Throttle Control System), ar condicionado e piloto automático.

Ar condicionado
Em ajuste automático, o sistema de ar condicionado muda a proporção de ar externo e recirculado de acordo com a situação. Quando a função ECON está ativada, 70% do ar vem da recirculação para reduzir a carga do sistema. A função ECON também reduz a velocidade do ventilador, diminuindo a demanda elétrica.

Cruise control (piloto automático)
A função ECON interfere no funcionamento do piloto automático, limitando a aceleração para atingir a velocidade programada no caso de retomada de velocidade, assim o veículo chega à velocidade desejada de forma mais suave. Esta limitação visa economizar combustível e pode causar variações em aclives. Navegador (GPS) – versão EXS
Disponível em tela de 6,5 polegadas, colorida e com sistema do tipo touch screen (tela sensível ao toque dos dedos). Integrado com sistemas que indicam o volume de tráfego em algumas capitais. Assim, o motorista tem a informação em tempo real para tomar decisões de mudança de rota e caminhos alternativos.

Sistema HFT (Hands Free Telephone) / Bluetooth
Permite atender e realizar chamadas da forma segura, sem a necessidade do manuseio do celular ou mesmo tirar as mãos do volante. Além das funções de discagem e atendimento, existe comando de voz para fazer ligações. O sistema permite configurar até seis aparelhos.

Câmera de ré
A câmera de ré localizada na tampa do porta-malas é de série em todas as versões, permitindo pela ampla visualização da parte traseira do veículo saber a proximidade do obstáculo. No visor, o motorista ainda conta com o auxílio de linhas de referência para a melhor percepção das distâncias em manobras. Nas versões LXS e LXL, a imagem aparece no i-MID, assim que a marcha à ré é engatada. Na versão EXS, a visualização ocorre na tela da central multimídia.

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