Mais baratos, tão gostosos quanto os industrializados e determinante para a renda de um trabalhador autônomo – sobretudo em meio à pandemia – os ovos de Páscoa caseiros têm ganhado espaço no estômago do consumidor guarulhense ano a ano.
Embora não exista uma contagem oficial, é nítido o aumento de pessoas confeitando e vendendo ovos caseiros, sobretudo em grupos de vendas nas redes sociais. O GuarulhosWeb conversou com três mulheres, de regiões diferentes da cidade, que trabalham sob encomenda. Em comum, além da profissão, elas relatam queda no movimento em relação ao ano anterior.
“Em 2020 eu entreguei em Guarulhos inteira. Era o início da pandemia e as pessoas não sabiam quanto tempo duraria. Também havia o apoio do auxílio emergencial e, neste ano, só incertezas”, relata Fabiola de Andrade, confeiteira da Ponte Grande, rem relação às vendas neste ano.
“Senti diferença no início. Nas Páscoas anteriores, existia um acumulo maior de pedidos nessa época”, completa Flavia Soares Torres, moradora do Presidente Dutra, que vende seus confeitos desde 2017, quando se desligou da empresa em que trabalhava.
Nathally Dias, do Jardim Bananal, relata que muitos pedidos foram cancelados devido à crise. “A pandemia atrapalhou tudo, eu tinha até planos de abrir minha lojinha, terminar meu curso, guardar dinheiro, mas foi complicado”, lamenta a confeiteira.
As mulheres trabalham com encomendas de outros doces e entregas em Guarulhos. Flavia, por exemplo, leva seus doces no Centro e em alguns terminais da cidade. Nathally leva até 3 quilômetros da sua casa ou, com apoio de aplicativo de transporte, em regiões mais distantes. Fabiola, com entregador, realiza o delivery em todo o município.
Mais do que a profissão e o desejo de ganharem a vida como autônomas, as guarulhenses querem também levar um produto de qualidade aos conterrâneos por um valor justo. E, para isso, elas explicam que é preciso gostar do que faz. “Me gratifica fazer arte em forma de doces”, diz Nathally. “Eu paro tudo pra fazer um doce, e levar prazer ao paladar de alguém vale mais do que qualquer dinheiro”, finaliza Fabiola.
Fabiola trabalha com chocolates Garoto e, embora moradora da Ponte Grande, entrega em Guarulhos inteiro e tem produtos a partir de R$ 21,90. Seu telefone é o 96343-7232. Flavia utiliza o chocolate Nestlé, vai até o Centro e alguns terminais urbanos do município, vende a partir de R$ 30 e responde no telefone 95421-0997. Por fim, Nathally realiza o delivery na região do Bananal ou entrega com aplicativo em outros bairros distantes. Seu chocolate é o Sicao meio amargo e o telefone para a encomenda é o 94885-8465. Todas elas também vendem outros doces tão deliciosos quanto os ovos de Páscoa.