Na última sexta-feira, 17/07, um morador da Vila Barros saiu de casa para buscar remédios para hipertensão. Para sua surpresa, apenas na farmácia da quarta Unidade Básica de Saúde (UBS) foi possível conseguir todos os medicamentos. Em duas unidades, as farmácias estavam fechadas por falta de funcionários.
Na unidade da Vila Barros, os funcionários orientam o paciente a procurar outra UBS, uma vez que o profissional responsável pela farmácia estaria doente. Na unidade da Vila Fátima, ele também encontrou a porta da farmácia fechada, no local o funcionário estaria no período de férias. Os medicamentos só foram encontrados nas unidades do Jardim Paraventi, que estaria com desfalque do remédio, e Jardim Jovaia.
“Para você pegar remédio em Guarulhos, você precisa ter muita, mas muita saúde para ir atrás”, disse a esposa do paciente, Rosecler Abreu.
No casos das unidades em funcionários, a Secretaria de Saúde esclareceu que a farmácia da UBS Vila Barros esteve fechada pela manhã para inventário com funcionamento normalizado no período da tarde. Já na UBS Vila Fátima, o profissional da farmácia teve um imprevisto de última hora e não foi possível substituí-lo em tempo hábil. “Contudo, quando ocorre o fechamento de alguma farmácia, é afixado um documento padrão, informando quais as unidades mais próximas estão abertas. Além disso, os profissionais das unidades estão preparados para informar os pacientes, caso necessário”.
Com relação à UBS Paraventi, a Secretaria de Saúde informou que pode ter ocorrido um desabastecimento pontual de algum item na unidade, uma vez que a UBS Paraventi recebeu nova remessa de medicamentos, nesta segunda-feira, 20/07.
As pasta esclareceu ainda que o município não enfrenta problemas de falta de medicamentos. “A listagem completa de todos os medicamentos para distribuição pelo SUS encontra-se disponível no site da Prefeitura, para consulta – veja no link: https://www.guarulhos.sp.gov.br/estoque-de-medicamentos-lei-municipal-71952013 “