Cidades

Pacientes esperam quatro horas para marcar consulta na UBS Seródio

Pacientes da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Cidade Seródio reclamam de demora no atendimento médico e de marcações de consulta. Na tarde de terça-feira (19), um paciente que procurou o GuarulhosWeb, mas pediu para não ser identificado, chegou a esperar pelo atendimento por mais de quatro horas.
 
Segundo o paciente, quem procura a unidade é obrigado a permanecer por horas aguardando para marcar uma consulta. “Todas as vezes que vou até lá pego uma declaração de horas para provar que estou falando a verdade, quando reclamo com a Secretaria de Saúde” contou.
 
Na tarde da terça-feira (19) o denunciante afirma ter retirado a senha às 12h06 e ser atendido somente às 16h36. “É um total descaso com a população, o atendimento lá é precário”. O paciente explicou que precisa marcar uma consulta com um médico urologista, em uma unidade do SUS, e utiliza a UBS Cidade Seródio para este serviço por ser perto de sua residência.
 
Além do problema citado, o paciente conta que os atendimentos médicos do local também demoram e a estrutura é precária, chegando a faltar papel higiênico nos banheiros.
 
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, atualmente quatro médicos realizam atendimentos na UBS. Esclareceu ainda que em dias de grande demanda, como o registrado nesta terça-feira, o tempo médio entre o preenchimento da ficha e o atendimento médico é de até duas horas, sendo que há prioridade no atendimento para hipertensos, diabéticos, crianças e outros casos que necessitam.
 
A pasta ainda afirmou que as UBS atendem as especialidades: clínica médica, pediatria e ginecologia.
 
 A Secretaria de Saúde dispõe  de um canal direto para o atendimento da população, através da Ouvidoria da Saúde, no 0800 772 2986.

Posso ajudar?