Cidades

Paço Municipal adere ao programa Lixo Zero Guarulhos

Iniciativa tem como objetivo incentivar a redução da geração de resíduos, bem como a destinação ambientalmente correta dos mesmos

Servidores da Prefeitura de Guarulhos que trabalham no Paço Municipal, no Jardim Bom Clima, conheceram oficialmente nesta quinta-feira (12) os conceitos do programa Lixo Zero Guarulhos, que tem como objetivo incentivar a redução da geração de resíduos, bem como a destinação ambientalmente correta dos mesmos. O local, que já contava com recipientes para coleta de pilhas, baterias e bitucas de cigarro, recebeu hoje diversas lixeiras para coleta seletiva e caixas para papel branco já utilizado dispostas ao lado das impressoras. Em breve, os servidores, que em sua maioria já trocaram os copos plásticos por copos ou canecas reutilizáveis, também terão à disposição caixa especial para descartarem cápsulas de café usadas e lixeiras comunitárias no lugar das individuais.

A palestra no auditório do Paço foi introduzida pelo secretário de Governo, Edmilson Americano, e apresentada por Celi Pereira, chefe de Educação Ambiental da Secretaria de Serviços Públicos. “A adesão de vocês não é obrigatória, porém esperamos que através do conhecimento todos despertem a consciência da importância do nosso exemplo para a construção de uma cidade mais limpa, bonita e sustentável”, afirmou Americano.

A explicação sobre as diferenças entre resíduos e rejeitos (lixo) ficou por conta de Celi. “Resíduo é o que pode ser reaproveitado, como vidro, papel, isopor, madeira, plástico e metais. Já o lixo é apenas o que não tem mais possibilidade de reaproveitamento, como guardanapos, absorventes e papel higiênico usados. É muito importante que todos separem e destinem corretamente tais materiais para que os recicláveis possam seguir para as cooperativas da cidade, onde geram renda para o sustento de mais de cem famílias guarulhenses. Somente o lixo deve ter como destino o aterro sanitário”, explicou Celi.

O secretário de Serviços Públicos, Rodnei Minelli, comentou a iniciativa. “Hoje estamos implantando o Lixo Zero no Paço para orientar os servidores quanto à separação e à destinação de resíduos e rejeitos. Notamos que os servidores estão bastante interessados e mostram disposição para a mudança de hábitos. Daqui para frente, vamos acompanhar os resultados para mensurar os resultados, que certamente serão bons”.

Após a apresentação os servidores conheceram a composteira instalada no jardim do Paço, que já está recebendo resíduos orgânicos para transformação em adubo. Nos últimos três anos, o programa Lixo Zero Guarulhos foi apresentado a cerca de 260 mil pessoas em escolas, empresas, condomínios residenciais, Câmara Municipal e Coordenadoria da Defesa Civil.

Para mais informações e adesão, basta acessar o portal lixozero.guarulhos.sp.gov.br ou entrar em contato com a equipe por telefone (2468-7204/2468-7208) ou por email [email protected].

Posso ajudar?