Saúde

Para manter a pele macia, nada de banho quente

Quem tem a pele muito oleosa tem que redobrar a atenção

Após um exaustivo dia de trabalho, o que todo mundo mais quer ao chegar em casa é tomar um bom banho. A água quentinha é um convite para ficar embaixo do chuveiro além do necessário, mas muitas pessoas não se dão conta que isso pode prejudicar e muito a pele. "Demorar muito no banho tira a proteção natural da pele, pois o uso excessivo de sabonetes retira a sua camada oleosa, responsável pela sua integridade", ressalta o empresário Ricardo Prado Filho, da Pura Vida Importação e Comércio de Cosméticos.

Outro fator prejudicial diz respeito à temperatura da água. Para quem não abre mão da água quente – nem mesmo no verão – deve tomar cuidado. "O ideal é que a temperatura seja amena, pois se a água estiver muito quente os poros acabam se dilatando e a pele fica ressecada e desidratada. Sem proteção, as doenças da cútis podem aparecer com mais facilidade, além da pele ficar avermelhada, coçar e até rachar", explica.

Quem tem a pele muito oleosa tem que redobrar a atenção. Banhos longos e água quente retiram a camada manto-lipídica da pele e o organismo aumenta a produção de sebo para repor a oleosidade que foi perdida. "Sabonetes neutros, com glicerina e hidrantes são os mais indicados. Também é recomendado usar a bucha vegetal, que devem ser colocadas para secar após o uso, evitar esfregar demais a pele e tomar banho por no máximo 10 minutos", aconselha.

Ricardo observa que é fundamental passar um bom hidrante no corpo todo após o banho. "A pele deve estar úmida para aumentar a absorção do cosmético. Os produtos mais indicados são os que possuem óleos essenciais.

Posso ajudar?