Após participar de um evento na Unviersidade Guarulhos semanas atrás, Antônio Rodrigo Nogueira, o Minotauro, concedeu uma entrevista exclusiva ao GuarulhosWeb, em que revelou um dos segredos que o tornaram atleta de alto rendimento, além do reconhecimento que obteve com a prática profissional como atleta de artes marciais. Para ele a superação é a grande marca do esportista em qualquer modalidade.
“O esforço vence o talento, até por que o talentoso vai apostar na sua técnica apurada e por isso pode ser surpreendido pela dedicação do esforçado. Mas sem dúvida alguma a superação é a grande marca de todo esportista que se dedica e passa pelo esporte de alto rendimento”, revelou Minotauro.
Ele que começou sua carreira nas artes marciais em 1999 na modalidade MMA (Mixed Martial Arts), conquistou os títulos Kings of King (EUA) em 2000, Pride (JPN) em 2001 e 2003 e do UFC (Ultimate Fighters Championship) em 2008 nos Estados Unidos, destacou aspectos disciplinares necessários para que possa se obter o êxito na carreira.
“Você precisa ter vontade todos os dias e não importa o clima e muito menos o que esteja fazendo. Os treinos têm de ser religiosos. Todo atleta tem que ser egoísta na hora do seu treinamento, além de aceitar o trabalho em equipe”, declarou.
Independente dos resultados conquistados ao longo de sua carreira, Minotauro valoriza a importância do esporte no contexto social e seus benefícios. “O esporte exige que você tenha uma rotina, principalmente, em sua prática, até por que o atleta precisa de um estilo de vida saudável, além de empenho e dedicação. Ele também nos ensina várias lições de vida como a de que todas as pessoas são iguais independente de sua classe social”, ressaltou.
No entanto, ele acredita que a prática esportiva pode elevar o indivíduo nas mais diversas situações em que se encontra, além do poder de resolução. “O mundo do trabalho corporativo é muito competitivo e quem prática esporte tende a ter mais foco e concentração para que possa encontrar alternativas para a solução de possíveis problemas existentes. O esporte nos ajuda a eliminar a vaidade”, encerrou.