A um mês do prazo para o término do recadastramento, cerca de 210 mil donos de imóveis no município ainda não regularizaram a situação. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o número de imóveis na cidade é de 360.540. A Secretaria de Finanças trabalha com um total de aproximadamente 250 mil moradias, com base no número de notificações enviadas a partir do mês de abril. Deste total, a Pasta informa que já foram regularizados aproximadamente 150 mil imóveis.
O prazo para entregar a declaração de atualização cadastral imobiliária será encerrado no próximo dia 30 de setembro. O processo de recadastramento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) foi iniciado em abril.
Com base nos números da prefeitura, ainda falta ser feito o recadastramento de 100 mil proprietários. Porém, levando em consideração o índice de domicílios existentes, segundo o IBGE, restam 210.540 imóveis para serem atualizados.
Para realizar o recadastramento, Sidnei Lobo, 39 anos, procurou o serviço do Fácil Bom Clima, mas não aprova a iniciativa da prefeitura. "O imóvel está no meu nome há anos. Não faz muito tempo tive que fazer a averbação do imóvel e agora preciso voltar aqui para atualização de cadastro, sendo que os dados foram atualizados recentemente. Para mim, é uma perda de tempo".
Com base no decreto 28.602 de 1º de março de 2011, a iniciativa busca a atualização dos dados junto ao Cadastro Fiscal Imobiliário, colhendo informações sobre a titularidade, inclusão de CPF ou CNPJ e endereço para entrega do aviso de lançamento. O recadastramento pode ser feito em uma das sete unidades do Fácil – Central de Atendimento ao Cidadão.