A italiana Flavia Pennetta e a alemã Andrea Petkovic vão decidir o título do Torneio de Sofia, que encerra a temporada da WTA. Neste sábado, elas venceram seus duelos nas semifinais com facilidade e garantiram a vaga na decisão da competição búlgara disputada em quadra dura e coberta.
Contando com um dia extra de descanso, Petkovic entrou na quadra primeiro e desbancou a espanhola Garbiñe Muguruza, até então invicta na competição. Única a vencer os seus três jogos na fase de grupos, ela foi superada em sets diretos, pelo placar de 6/1 e 6/4.
Na sequência, Pennetta derrotou outra tenista da Espanha. Carla Suárez Navarro foi batida por 6/4 e 6/2 e se despediu do torneio. Neste domingo, Pennetta vai enfrentar Petkovic pela quinta vez no circuito. As duas estão empatadas no retrospecto, com dois triunfos para cada tenista.
As duas finalistas vivem situação semelhante no circuito. Petkovic e Pennetta viveram o auge de suas carreiras há cinco e quatro temporadas, quando brigavam pelos principais títulos do circuito e figuravam no Top 10. A ascensão delas, contudo, foi interrompida por lesões.
Recuperadas, elas retomaram boa forma física e técnica nas últimas duas temporadas e já se aproximam dos seus melhores desempenhos. Pennetta ocupa o 15º lugar do ranking, enquanto Petkovic aparece no 17º posto da lista da WTA.