Apesar de informações preliminares darem conta que o “people mover”, o aeromóvel que ligará a estação Aeroporto Aeroporto da CPTM aos três terminais de embarque e desembarque, seria inaugurado ainda em janeiro, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou nesta sexta-feira (17) que a operação deve ser iniciada mesmo em março.
A operação deveria ter sido entregue no primeiro semestre de 2024, mas atrasou. Depois, o prazo passou para o segundo semestre, o que não ocorreu. “Ao longo deste ano, provavelmente em março, a gente vai entregar aquela linha do monotrilho que une a última estação da CPTM até o terminal 3 do aeroporto de Guarulhos”, disse o governador em reportagem publicada neste sábado pela Folha de S.Paulo.
Segundo ele, o plano é que, no futuro, o sistema interligue os três grandes aeroportos do estado de São Paulo. Ou seja, haja uma conexão entre os aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Viracopos.
A Aerom Sistemas de Transporte, responsável pela implantação do projeto, disse no fim de dezembro que todo o sistema está entregue e a pré-operação seria iniciada nas primeiras semanas de janeiro. Na ocasião, a empresa afirmou que ainda há um processo de certificação pela frente e que não era possível estabelecer uma data precisa para a operação plena com passageiros.
A estação Aeroporto-Guarulhos chegou a ser prometida para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e foi entregue a 75 dias da competição, só que a da Rússia, em 2018. O “people mover” foi inserido como obrigação do contrato de concessão do aeroporto e, por isso, a Anac abriu um processo administrativo sancionador, que pode culminar com a aplicação de multa pelo atraso.
Os testes com os três aeromóveis circulando começaram em junho. Em 27 de setembro, foi completada pela primeira vez a passagem pela área de mudança de via. “A mudança de via é um componente essencial nos modais ferroviários, exigindo manobras rápidas e segura”, afirmou a Aerom, líder do consórcio AeroGRU, na época.
O aeromóvel terá capacidade para transportar 2.000 usuários por hora em cada direção. A ligação terá uma extensão de 2,7 km.
O trem, que circula por meio de propulsão pneumática, é composto por dois carros articulados que pesam 16 toneladas e deverá levar até 200 passageiros por viagem. Eles chegam a 24,7 metros. Cada partida é estimada em quatro minutos.
Nos testes, o veículo atingiu 57 km/h. Ele será equipado com wi-fi e monitores informativos. A operação terá dois trens circulando simultaneamente e um ficará como reserva, mas com um rodízio. O primeiro deles, na cor azul, foi entregue em março. O segundo, com faixas verdes, em maio, e o terceiro, laranja, em setembro. Todos já rodaram em testes.