Cidades

People Mover do Aeroporto de Guarulhos segue sem previsão de funcionamento, diz Anac

Após quatro adiamentos, o sistema de transporte automatizado que deveria ligar a estação da CPTM aos terminais do Aeroporto Internacional de Guarulhos continua sem previsão para entrar em operação.

A informação foi confirmada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que publicou uma nota técnica destacando que o projeto ainda está em fase de testes e não está apto para transportar passageiros.

O chamado People Mover, prometido inicialmente para fevereiro de 2024, teve sua entrega adiada sucessivamente para outubro do mesmo ano, depois para fevereiro de 2025 e, por fim, para 31 de agosto de 2025. Nenhum dos prazos foi cumprido.

Inscreva-se no Canal do GWeb no WhatsApp e receba as principais atualizações do dia a dia em Guarulhos de um jeito rápido e fácil

Em vistoria realizada no dia 1º de setembro, a Anac constatou que o sistema ainda não estava pronto para operar. A agência apontou a ausência de um cronograma confiável e o descumprimento contratual por parte do consórcio AeroGru, responsável pela construção e operação do sistema pelos próximos dez anos.

O projeto, que visa facilitar o deslocamento de passageiros entre a estação Aeroporto-Guarulhos da CPTM e os três terminais de embarque, é considerado estratégico para melhorar o acesso ao maior aeroporto do país. No entanto, os atrasos sucessivos têm gerado críticas e frustração entre usuários e autoridades.

A Anac informou que abriu um processo administrativo para apurar os atrasos, o que pode resultar em multa à concessionária GRU Airport. Até o momento, nem a GRU Airport nem o consórcio responsável pela obra se pronunciaram sobre uma nova previsão de entrega.

Procurados sobre o documento da Anac, tanto a concessionária quanto o consórcio não responderam à reportagem até a publicação deste texto.