Variedades

Pesquisa com hostels aponta ocupação média de 69%

A expectativa é que esses números se multipliquem com a popularização e o crescimento na demanda por esse meio de hospedagem, baseado no modelo dos albergues, inclusive para a Copa de 2014

Levantamento inédito realizado pelo Observatório do Turismo da Cidade de São Paulo mostra que os hostels – meios de hospedagem reconhecidos internacionalmente no modelo dos albergues da juventude – vêm se popularizando na capital como mais uma opção de acomodação para o turista. Existem atualmente 15 hostels na cidade, que disponibilizam cerca de mil leitos aos visitantes. A ocupação média nos últimos três meses atingiu 69%, aumentando gradativamente de 62,4% em agosto para 71% em setembro e para 73,8% em outubro. A expectativa é que esses números se multipliquem com a popularização e o crescimento na demanda por esse meio de hospedagem, inclusive para a Copa de 2014. Já o valor médio das diárias registrado foi de R$ 37 nos três meses.

A pesquisa, iniciada no segundo semestre de 2010, deve ser realizada mensalmente. Um perfil dos hóspedes será desenvolvido em 2011, quando haverá quantidade suficiente de dados históricos para aprofundar a análise. Até agora, foi possível observar que o os hóspedes de hostels diferem daqueles que procuram hotéis. O público, que abrange do turista jovem ao sênior, aponta lazer e cultura como motivações primárias da sua visita e costuma variar entre os diversos hostels, uma vez que esses possuem temática diferente.

Posso ajudar?