Pesquisa encomendada pelo HOJE/ACE revela que 61% dos usuários de transporte público de Guarulhos estão satisfeitos com a implementação do Bilhete Único (BU) que começou a funcionar no município no início deste ano.
O levantamento "Posicionamento sobre o Transporte Público" foi realizado na primeira semana de maio pelo instituto Gquest Pesquisa de Mercado. Outro fato relevante, ainda no item "Implantação do Bilhete Único" apontado pela pesquisa se refere aos 41,1% dos usuários que se disseram extremamente satisfeitos (nível máximo de aceitação) com o processo.
De acordo com o estudo, pelo menos 81,5% do universo de entrevistados acreditam que o sistema, que funciona há quatro meses, deve melhorar com o tempo. Nesse sentido, o levantamento observa que existe um entendimento, por parte dos entrevistados, que o BU é interessante e passa por período de adaptação ao contexto.
Em outro item da pesquisa, intitulado "Duração da Integração", surpreende o elevado grau de satisfação dos usuários no que diz respeito ao tempo de baldeação (até duas horas). O grau de satisfação neste quesito ultrapassou 64%, universalmente considerado como satisfatório.
Maior insatisfação ficou para o processo de mudança
A Pesquisa HOJE/ACE também revelou que o item que apresentou maior insatisfação dos guarulhenses que se utilizam do transporte público por intermédio do BU, se refere ao "Processo de Mudança", que ficou em 30,7%. No entanto, o quesito também apresentou maior índice de desconhecimento sobre o processo de mudança, ou seja, 22,5%.
Outro ponto que figura entre os índices que apresentaram maior insatisfação foi referente ao "Valor da Tarifa". Uma das vertentes do estudo aponta que há tendência de correlação entre o grau de insatisfação e o poder aquisitivo.
O Vila Galvão é o terminal menos insatisfeito (3,25) quanto a tarifa praticada. Já os usuários do terminal dos Pimentas são os mais insatisfeitos quanto aos preços. No final do ano passado a tarifa subiu de R$ 2,65 para os atuais R$ 2,90, aumento de 9,43%.