A Petrobras informou em nota à imprensa divulgada nesta quarta-feira, 7, que não participou da 13ª Rodada de Licitações de Blocos Exploratórios promovida pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) porque os campos ofertados não se mostraram “vantajosos o suficiente”.
“Nossa opção por não participar da 13ª Rodada de Licitações de Blocos Exploratórios promovida pela ANP se deu após exaustiva análise técnica e econômica dos campos ofertados, que não se mostraram vantajosos o suficiente para ingressarem em nosso atual portfólio”, diz a nota.
Segundo a Petrobras, a decisão “também atende à maior disciplina de gestão do nosso capital, sinalizada com a redução das nossas metas de investimentos e os cortes em custos gerenciáveis”. “Estas medidas fazem parte da nossa estratégia para reduzir a alavancagem e melhorar a rentabilidade”, diz o texto divulgado pela petroleira.
A nota ressalta ainda que esta é a primeira vez que a estatal ficou de fora dos leilões da ANP. “As reservas que exploramos foram acumuladas a partir da nossa participação relevante nas 12 rodadas anteriores, com presença marcante nas 10 bacias sedimentares oferecidas nesse certame”, diz o texto.