Na manhã desta terça-feira, 6/7, a Polícia Federal cumpre mandados de busca, prisão e apreensão durante a 3ª fase da Operação Overload, que tem como objetivo desarticular uma quadrilha de tráfico internacional de drogas que atua em aeroportos como Cumbica e Viracopos, em Campinas.
Ao todo, são cumpridos 18 mandados de prisão preventiva e dois de busca e apreensão, todos expedidos pela Justiça Federal de Campinas. Para a ação, 40 agentes foram deslocados e, inclusive, as corregedorias das polícias Civil e Militar estao no radar, pois há um policial de cada uma das corporações envolvidos nas prisões.
As investigações acreditam que a quadrilha enviou, através do aeroporto de Guarulhos, pelo menos meia tonelada de drogas para a Europa. Existe a suspeita que, além do tráfico, os criminosos cometeram outras ações como falsificação de documentos, extorsão, extorsão mediante sequestro, corrupção ativa e passiva por parte dos criminosos.
Por meio de um inquérito de 10 mil páginas, obtidos na Operação Overload, a Polícia Federal concluiu que existe um “um corpo robusto” agindo nos aeroportos. Os suspeitos estão sendo encaminhados para o 2º Distrito Policial de Campinas.