A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira, 25, a Operação Dunamis para desarticular um grupo especializado em roubo e furto a caixas eletrônicos de instituições bancárias no Estado do Paraná. Segundo a PF, os integrantes do esquema de ataques a caixas eletrônicos faziam uso de explosivos.
As investigações, diz a PF, apontam que o grupo agiu, desde o ano passado, em Curitiba, Londrina, Matinhos e Piên. Haveria ainda indícios de que os suspeitos também possam ter participação em assaltos semelhantes em outras localidades. Os ataques realizados pela organização, sediada em São José dos Pinhais, incluiriam explosões de caixas eletrônicos instalados em agências bancárias, hospitais, supermercados e em uma universidade.
Os envolvidos responderão pelos crimes de organização criminosa armada, roubo qualificado, furto qualificado, receptação e lavagem de dinheiro. Os policiais atuaram no cumprimento de 54 mandados judiciais: 17 de prisão preventiva, 30 de busca e apreensão e sete conduções coercitivas.
A operação mobilizou para a deflagração cerca de 140 policiais federais, 26 policiais rodoviários federais e contou com o apoio de duas aeronaves da Polícia Rodoviária Federal, cães farejadores e o Grupo de Bombas e Explosivos da PF (GBE).