A Polícia Federal realizou, na manhã desta terça-feira (26), a Operação Drug Chain no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, com o objetivo de prender três suspeitos de aliciar pessoas para transportar drogas ao exterior.
A ação cumpriu quatro mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva na zona leste da capital paulista. A operação é um desdobramento de investigações iniciadas em Guarulhos, onde uma mulher foi presa no final de 2024 por tráfico de drogas, levando à Operação Drug Sitter. Essa ação anterior resultou na captura de uma recrutadora que atuava em Manaus e São Paulo, aliciando pessoas para ingerir cápsulas de cocaína e transportá-las para a França.
Na operação de hoje, um homem que cooptou uma “mula” detida no Aeroporto de Viracopos e uma mulher envolvida em uma tentativa de tráfico em abril de 2024 foram presos. Também foram identificados os financiadores do esquema: um casal formado por uma cidadã de Cabo Verde e seu marido nigeriano. No entanto, o homem segue foragido.
Durante a operação, os agentes apreenderam cocaína em um local monitorado por câmeras. A Polícia Federal segue investigando a atuação da quadrilha no tráfico internacional de drogas a partir do Aeroporto de Guarulhos.