Em ações distintas com a participação da Receita Federal, a Polícia Federal apreendeu nesta terça-feira (6) três passaportes com indícios de falsificação, vapes (cigarros eletrônicos) e frascos com essência de cannabis, 3kg de cocaína e uma munição calibre 9mm, no Aeroporto de Guarulhos.
Os passaportes foram apreendidos com três passageiros nacionais do México, República Dominicana e Haiti. O passageiro nacional do México, que teve sua entrada no país negada, apresentou um passaporte da República Dominicana. Um outro, nacional da República Dominicana, apresentou passaporte da Guatemala com a intenção de embarcar para a Espanha. Por fim, uma passageira, nacional do Haiti, desembarcou de voo proveniente de Portugal em razão de ter sido inadmitida naquele país. O passaporte Francês apresentado pela mulher, ao desembarcar no Brasil, pertence a terceiros.
Outra detenção se deu em fiscalização de rotina, junto aos canais alfandegários, efetuada por servidores da Receita Federal, que apreenderam com um homem, nacional dos Estados Unidos, mais de 24kg de vapes e frascos contendo líquido a base de cannabis. O material, cujos exames periciais preliminares, realizados pelos peritos federais, deram resultados inconclusivos e necessitarão de análise por meio de equipamentos mais sofisticados para a identificação da substância. Os produtos, com valores declarados acima de 30 mil dólares, foram retidos pela Receita Federal e interditados pela Anvisa.
Em mais uma ação, junto aos pórticos migratórios, policiais federais apreenderam com um brasileiro, que pretendia embarcar para a França, mais de três quilos de cocaína ocultos em fundos falsos forjados em sua bagagem de bordo e, por fim, funcionários que realizam a limpeza dos banheiros de uma sala vip, encontraram um estojo contendo 20 munições para arma de calibre 9mm. O material foi apresentado na delegacia onde foi instaurado um procedimento com vistas a identificar os responsáveis pelo material, cujo porte é controlado.