Polícia

PF e polícia espanhola desarticulam tráfico de drogas em operação no Aeroporto de Guarulhos

PF e polícia espanhola desarticulam esquema de tráfico internacional de drogas via aeroporto de Guarulhos (Foto-Reprodução)
PF e polícia espanhola desarticulam esquema de tráfico internacional de drogas via aeroporto de Guarulhos (Foto-Reprodução)
Operação Trillizas desarticula grupo que enviava cocaína de Guarulhos para a Espanha

A Polícia Federal e a Polícia Nacional Espanhola deflagraram, na quarta-feira (15), a Operação Trillizas para desarticular um grupo criminoso especializado no tráfico internacional de drogas com atuação entre Brasil e Europa.

A investigação aponta que a organização utilizava o Aeroporto Internacional de São Paulo como rota para envio de cocaína à Espanha, especialmente para a cidade de Barcelona.

Inscreva-se no Canal do GWeb no WhatsApp e receba as principais atualizações do dia a dia em Guarulhos de um jeito rápido e fácil

No Brasil, foi cumprido um mandado de prisão temporária e dois de busca e apreensão. Durante a ação, os agentes apreenderam uma pistola com numeração suprimida, que estava em posse de um dos investigados, que também responderá por porte ilegal de arma de fogo.

O caso começou a ser investigado após a identificação do envio de três malas com cocaína em um voo com destino à Espanha, em novembro de 2025. A droga foi apreendida pelas autoridades espanholas no momento da chegada.

Com o intercâmbio de informações entre os dois países, foi possível identificar o responsável pelo envio da carga ilícita e avançar nas investigações.

Na Espanha, a operação resultou na desarticulação de um laboratório de cultivo de maconha, com apreensão de 306 plantas e cerca de 40 mil euros em dinheiro.

A ação reforça a cooperação internacional no combate ao tráfico de drogas e evidencia o uso de rotas aéreas por organizações criminosas para envio de entorpecentes ao exterior.