A Polícia Federal realizou, entre os dias 25 e 28 de setembro, uma série de ações no Aeroporto Internacional de Guarulhos que resultaram na apreensão de mais de 60 kg de cocaína e em prisões relacionadas ao tráfico internacional de drogas e à segurança aeroportuária. Em uma das ocorrências, um brasileiro foi detido ao tentar embarcar para o Catar levando cerca de 33 kg de cocaína escondidos na bagagem. Outra prisão envolveu uma cidadã francesa, flagrada quando tentava embarcar para o Reino Unido com aproximadamente 13 kg de cocaína na bagagem. Ela estava acompanhada de dois filhos menores de idade, que foram encaminhados ao Conselho Tutelar para receber acolhimento e proteção.
Homem tenta fugir pela área de pista
Em outra ocorrência, um brasileiro foi preso após atravessar a cerca de proteção do aeroporto enquanto transportava cerca de 11 kg de cocaína presos ao corpo. O homem foi interceptado por uma equipe da Polícia Federal que estava na pista. Durante a abordagem, ele tentou fugir e chegou a abandonar parte da droga pelo caminho, mas acabou detido em flagrante. Também houve a prisão de um cidadão nigeriano, que tentava embarcar para o país de origem levando aproximadamente 3,5 kg de cocaína. Somadas, essas quatro ocorrências relacionadas ao tráfico internacional resultaram na apreensão de mais de 60 kg da droga.
Outras ocorrências foram registradas no período
A Polícia Federal também prendeu em flagrante um homem que invadiu a área de pista do aeroporto. Ele foi interceptado pelos agentes e levado à delegacia, onde foi autuado por atentado contra a segurança do transporte aéreo. Em outra situação, um passageiro foi retirado de um voo procedente dos Estados Unidos após, segundo relatos da tripulação, apresentar comportamento alterado e provocar tumulto durante a viagem. Os integrantes da tripulação foram ouvidos como testemunhas. O passageiro foi qualificado e encaminhado para atendimento médico em razão do estado apresentado. A ocorrência foi registrada para posterior averiguação.


