O Programa de Educação Ambiental, realizado pela Pfizer, junto a cinco escolas estaduais e municipais de Guarulhos, teve seu encerramento na manhã desta quinta-feira, no clube da empresa. O tema escolhido para este ano foi “Saúde e Sustentabilidade de Mãos Dadas na Escola – Alimentação e Sustentabilidade”.
Professores e coordenadores das escolas são capacitados e transmitem o tema aos alunos durante o ano letivo. Além disso, os familiares também foram estimulados a participar, por meio de palestras sobre a importância da nutrição adequada. Segundo a organização, a apresentação de uma peça de teatro para discutir o assunto de forma lúdica também foi utilizada para fomentar o assunto.
“A comunidade é um dos valores importantes para a companhia. Esta é uma atividade completamente conectada com a nossa preocupação com relação a comunidade em que estamos inseridos. O evento tem mais de 15 anos e já ultrapassou o treinamento de mais de 100 mil crianças. Faz parte de um programa que tem como objetivo transformar e educar dando um primeiro nível a estas crianças com relação a consciência ambiental”, explicou Marcelo Luna, diretor industrial da Pfizer.
Durante o encerramento que aconteceu no Ginásio Pfizer Clube, as crianças puderem expor seus trabalhos desenvolvidos durante todo o ano e realizaram apresentações que foram assistidas pelos estudantes que integraram o projeto este ano.
Marcelo explicou que o projeto começou com a participação da prefeitura e foi expandido para o Estado. Porém, o formato não mudou. A cada grupo de crianças é realizado o mesmo treinamento e há inclusões de atividades relacionadas. “Plantamos a sementinha e esperamos que esta sementinha frutifique. Como o caso de um aprendiz da Pfizer que começou neste curso há 10 anos cresceu, e hoje ele é aprendiz de saúde e meio ambiente da empresa. Então a ideia é plantar a semente para que as crianças tenham consciência do problema do impacto ambiental, mas também é um oportunidade de emprego e desenvolvimento profissional”, explicou.
Várias instituições ajudam a escolher o tema de cada ano, com a avaliação dos problemas com ambiente do planeta e do Brasil de forma que sejam coerentes com as preocupações da sociedade naquele momento como a alimentação saudável que está em evidencia recorrente, explicou o diretor. “Nós adaptamos o programa ao tema que no momento pode ser um teaser para trabalhar com as crianças, mas a ideia fundamental por trás disso permanece imutável nos últimos 15 anos, que é conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e trazer elas para este programa”, encerrou.