O prefeito de Guarulhos, Lucas Sanches (PL), entregou nesta segunda-feira seu plano de governo aos vereadores na abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal. O GWeb teve acesso ao documento registrado na Justiça Eleitoral, durante a campanha de 2024, em que figuram as principais propostas para a cidade nos próximos quatro anos. Diversas proposituras, no entanto, já existem ou foram realizadas pelo ex-prefeito Guti (PSD) desde 2017, primeiro ano da primeira gestão.
A construção do Hospital Veterinário é um dos exemplos das propostas de Lucas que já foram implantadas por Guti, que entregou duas unidades do Hospital Animal Guarulhos, uma no Centro e outra nos Pimentas, ainda em 2024. O novo prefeito também propôs reformar todas UBS (Unidades Básicas de Saúde). No entanto, das 69 existentes, Guti promoveu a revitalização de mais de 30.
O plano de Governo também cita a implementação de Telemedicina em Guarulhos. Mas o serviço já existe desde 2023, quando foi implantado o Cemeg Digital, facilitando o acesso da população por meio de consultas online com médicos especialistas.
Lucas se compromete ainda a manter as escolas abertas aos finais de semanas para atividades educacionais, culturais, esportivas e de lazer fora do horário regular de aulas. Isso já existe dentro do programa Mais Futuro, implantado em 2022, que proporciona atividades para mais de 100 mil vagas em cursos e oficinas ao longo de todo ano letivo nos horários de contraturno.

TEMPO INTEGRAL
O novo governo incluiu no programa “aumento de escolas em tempo integral” sem citar qualquer número ou mesmo como poderia fazer isso. Vale frisar que Guti assumiu a Prefeitura em 2017 com apenas 600 alunos em ensino integral. No final do ano passado, já eram 34 mil alunos nesta condição.
Na área da Educação, Guti também implementou os convênios com entidades parceiras para aumentar o número de vagas em creches. Lucas incluiu exatamente isso no seu plano como se a ação não existisse. “O plano de governo propõe o aumento da oferta de vagas por meio de parcerias com creches conveniadas. Essa medida tem como objetivo ampliar o acesso à educação infantil de qualidade, especialmente para famílias de baixa renda”.
Outra proposta de Lucas é a construção do CEU Ponte Grande. O projeto foi totalmente formulado pelo governo Guti. Seria inclusive construído e entregue em 2024, mas uma medida do Governo Federal, baseada numa decisão do STF, tirou de Guarulhos cerca de R$ 60 milhões que seriam destinados à merenda escolar. Para não deixar as crianças sem alimentação, a gestão anterior acabou precisando utilizar os recursos que iriam para o CEU Ponte Grande.
SEGURANÇA PÚBLICA

O plano de Lucas fala em reforço da Guarda Civil Municipal. Guti promoveu concurso público e contratou cerca de 100 novos agentes nos dois últimos anos de governo. Também fala em implantar câmeras de reconhecimento facial pela cidade, sem levar em consideração que Guarulhos já conta com mais de 5 mil câmeras de monitoramento que fazem parte do programa Muralha Gru, integrado ao sistema Detecta do Governo do Estado. Em 2017, Guti iniciou a gestão com menos de 200 câmeras instaladas em toda a cidade.
Sobre asfalto, o plano de Lucas informa prioriza a melhoria e a manutenção do asfalto em Guarulhos, buscando investimentos para garantir vias em boas condições, reduzindo os impactos de buracos e irregularidades, e proporcionando um trânsito mais suave e seguro. Somente nos últimos três anos, o programa Novo Asfalto, de Guti, promoveu o recapeamento de aproximadamente 340 quilômetros de vias por toda a cidade, além das operações Tapa-Buraco, realizadas pela Secretaria de Administrações Regionais por todo o município.
APP DO TRANSPORTE PÚBLICO

O georreferenciamento de ônibus proposto por Lucas também já existe em Guarulhos desde 2017. Por meio de aplicativos a população já tem condições de rastrear e monitorar a localização em tempo real dos ônibus, com previsão de chegadas e partidas.
Lucas ainda propõe a reforma do centro olímpico Thomeuzão. Mas as obras no ginásio tiveram início no segundo semestre do ano passado, com licitação realizada e obras em andamento. O prefeito fala ainda de implantação de campos de grama sintética nos bairros. O governo Guti entregou somente em 2024 mais de 15 novos campos de grama sintética por toda Guarulhos.
O plano de Governo de Lucas é bastante extenso e inclui uma série de ações bastante específicas dentro das mais diferentes secretarias. Porém, muitas delas já fazem parte das programações de ações da Prefeitura ao longo dos anos, assim como os exemplos citados já implantados por Guti.