No dia em que a Lei 12.305 de Política Nacional de Resíduos Sólidos completa um ano de existência, a Prefeitura de Guarulhos lança o Plano Diretor de Resíduos Sólidos da cidade. O evento foi realizado nesta terça-feira, no Adamastor, Centro, e contou com a presença do prefeito Sebastião Almeida (PT) e da secretária municipal de Serviços Públicos, Maria Helena Ribeiro.
Reduzir a geração de lixo é um dos principais objetivos do projeto, que prevê a ampliação da coleta seletiva de resíduos secos e a implantação da coleta seletiva de resíduos úmidos.
Atualmente a coleta seletiva de secos está implantada na prefeitura, por meio do Programa Nossa Secretaria Recicla, nas escolas municipais, por meio do Programa Nossa Escola Recicla, e nos 15 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária). A intenção do projeto é ampliar a coleta para a região central e para os centros comerciais das principais regiões da cidade, onde há maior geração de resíduos.
Segundo a Secretaria de Serviços Públicos, a coleta seletiva de úmidos será implantada, prioritariamente, nos grandes geradores de resíduos, que produzem mais de 200 litros por dia, como feiras livres, central de abastecimento de Guarulhos, hotéis, bares e restaurantes.
A meta prevista pelo plano diretor é a estruturação de uma Usina de Compostagem para processar os resíduos da coleta seletiva de úmidos, destinando o composto orgânico para Programas de Agricultura Urbana e para manutenção de áreas verdes do município.