Início » Poesia engajada inspira novo episódio da série Guarulhos, Letras de uma Cidade Dormitório
Cidades

Poesia engajada inspira novo episódio da série Guarulhos, Letras de uma Cidade Dormitório

O curta-metragem será exibido pelo canal da Companhia Bueiro Aberto no YouTube

O novo episódio da série Guarulhos, Letras de uma Cidade Dormitório, que vai ao ar no próximo sábado (1º), às 18h, apresenta Poemas de Amor e Luta, produção da Companhia Bueiro Aberto inspirada na poesia engajada do escritor guarulhense Thiago Loreto. O curta-metragem será exibido pelo canal do coletivo no YouTube, no endereço https://www.youtube.com/channel/UC7L448UpthdA4x08GJ7tgdw.

Guarulhos, Letras de uma Cidade Dormitório apresenta cinco filmes baseados em obras de escritores guarulhenses, resultado de extenso trabalho de resgate da memória da cidade realizado pela Companhia Bueiro Aberto. Idealizado pela Editora Letras do Subsolo, o trabalho abrange sobretudo os bairros periféricos, buscando um cinema popular e poético. O projeto é realizado por meio do Fundo Municipal de Cultura de Guarulhos, o Funcultura, com recursos federais da Lei Aldir Blanc.

A obra apresenta um questionamento: o que move a luta pela transformação social? Com muita sensibilidade, Thiago Loreto leva os leitores à América Latina de Frida Kahlo e Pablo Neruda e afirma que o verdadeiro revolucionário é movido por sentimentos de amor.

Poemas de Amor e Luta é o quarto filme da série Guarulhos, Letras de uma Cidade Dormitório. Nos meses de março e abril a Companhia Bueiro Aberto exibiu os documentários Ofício do Poeta, de Júnior Bezerra, Dos Cortiços à Luz, de Renato Queiroz, e Ilusão do Parafuso, de Daniel Neves. No próximo dia 15 de maio, às 18h, acontece a exibição de Histórias do Córrego, de Daniel Neves, último episódio da série.

Para conhecer outros eventos culturais que acontecem na cidade acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.