A Polícia Civil de São Paulo prendeu no sábado (13) um homem de 35 anos que estava sendo procurado pela Justiça por envolvimento em crimes de extorsão. A prisão foi resultado de uma ação de inteligência da 3ª Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur), do Aeroporto de Guarulhos, com apoio da 5ª Deatur do Porto de Santos. O investigado foi capturado no Terminal Concais, no Porto de Santos, no momento em que desembarcava de um cruzeiro marítimo.
O mandado de prisão expedido pela 2ª Vara Cumulativa da Comarca de Cajamar é fruto de um inquérito instaurado pela 3ª Deatur. De acordo com as investigações, o homem atuava de forma recorrente no setor de desembarque do Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Sua prática criminosa consistia em oferecer transporte clandestino a passageiros, principalmente estrangeiros. Ao chegarem ao destino, as vítimas eram submetidas a cobranças abusivas e intimidatórias, incluindo ameaças de retenção de bagagens para forçar o pagamento dos valores exorbitantes. Para os crimes, o investigado utilizava veículos locados.
Captura e indiciamentos
O suspeito já havia sido indiciado anteriormente pelo crime de estelionato, além do inquérito atual por extorsão.
O trabalho de inteligência das equipes da 3ª e da 5ª Deatur foi fundamental para identificar que o procurado havia embarcado em um cruzeiro marítimo, o que viabilizou sua captura no desembarque em Santos.
Durante a abordagem e revista pessoal, policiais ainda localizaram substâncias entorpecentes na bagagem do preso. Após o cumprimento do mandado, ele foi levado à Cadeia Pública do 5º Distrito Policial de Santos, onde permaneceu à disposição da Justiça para a audiência de custódia.


