A Polícia Militar de Guarulhos deu início na manhã desta quinta-feira, 12, a Operação Força Metropolitana, com ênfase na prevenção a roubos de carga, com realização de bloqueios, saturação de policiamento e pontos de estacionamento de viaturas nas principais vias, onde foram registradas essa modalidade de crime. A operação acontecerá na área do 44º BPM/M e contará com a participação do efetivo operacional e Administrativo do Comando Regional.
Batalhões e Companhias de Guarulhos, bem como com o reforço dos Comandos das regiões do Alto Tietê, ABC e Osasco, com emprego de equipes de Força Tática, ROCAM, além do apoio das Unidades de policiamento especializado de Choque, Trânsito e Rodoviária, perfazendo um efetivo aproximado de 280 (duzentos e oitenta) Policiais Militares e 109 (cento e nove) viaturas.
A operação contará ainda com a participação da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Civil, Polícia Científica e da Prefeitura Municipal de Guarulhos, por meio da Guarda Civil, todas atuando simultaneamente, em suas esferas de competência institucionais, com o objetivo comum de inibir a prática do delito de Roubo de Carga no município de Guarulhos.
A operação Força Metropolitana terá início no Bosque Maia, sito à Avenida Paulo Faccini e, ao todo serão empregados aproximadamente 350 (trezentos e cinquenta) agentes e 140 (cento e quarenta) viaturas em diversas localidades da Grande São Paulo.