A Polícia Federal prendeu nesta terça e quarta-feira (19 e 20) dois passageiros de voo internacional flagrados tentando transportar drogas para o exterior. As detenções aconteceram no aeroporto de Guarulhos. No total, foram encontrados quase 30 kg de cocaína em fundos falsos e em pacotes fixados aos corpos das chamadas “mulas do tráfico”.
Na primeira ação, os policiais encontraram, com o auxílio de cães farejadores, diversos volumes contendo mais de 10 kg de cocaína ocultos em fundos falsos forjados em duas malas, pertencentes a uma mulher, nacional de Angola, que faria check-in para voo destinado ao Catar, com conexão posterior para seu país natal.
Numa outra ação, os policiais federais que atuam no controle migratório, foram acionados por Agentes de Proteção da Aviação Civil (Apac’s), em razão de duas malas terem sido abandonadas por uma mulher, também angolana, que embarcaria para o Catar e faria conexão posterior para o Congo. As malas foram periciadas e, de fundos falsos forjados nelas, foram retirados quase 15 kg de cocaína. Foi instaurado inquérito policial com vistas a se localizar a responsável pela bagagem.
Por fim, os policiais prenderam um brasileiro, que tentou embarcar para a França, com 3 kg de cocaína em pacotes fixados junto a seu corpo. O homem foi flagrado após o cão de faro passar por ele, na fila do check-in, e dar sinal indicativo da localização de entorpecente.