Política

Por causa de ocupação do plenário, debate na Câmara acaba cancelado

O debate programado para acontecer nesta segunda-feira, 24, na TV Câmara, entre os candidatos à Prefeitura – Guti (PSB) e Eli Corrêa Filho (DEM) -, que disputam o 2º turno das eleições guarulhenses, foi cancelado e não será mais promovido pelo Poder Legislativo. A decisão foi tomada na manhã desta segunda-feira em reunião com estafe dos postulantes à sucessão do prefeito Sebastião Almeida (PT).
 
De acordo com informações apuradas pelo GuarulhosWeb, nenhum dos dois candidatos estariam dispostos a participarem do debate em uma nova data. A justificativa alegada tanto pelo pessebista quanto pelo democrata foi a falta de espaço em suas agendas. A data sugerida e recusada por ambos foi a da próxima quarta-feira, 26, já que o Legislativo realiza sessões plenárias às terças e quintas-feiras.
 
No embate promovido pela Câmara Municipal no 1º turno, os candidatos Eli Corrêa Filho (DEM), Elói Pietá (PT), Jorge Wilson (PRB) e Fausto Martello (PSD) não compareceram ao encontro. Estiveram na Casa de Leis naquela ocasião: Guti (PSB), Néfi Tales (PPL), Wagner Freitas (PTB), Carlos Roberto (PSDB) e Edson Albertão (PSOL). Na próxima sexta-feira, 28, Guti e Eli Corrêa Filho participam do debate promovido pelo G1, portal do grupo Globo de Comunicações.
 
O cancelamento do encontro desta segunda foi ocasionado pela ocupação de jovens estudantes que protestam contra medidas adotadas pelo Governo Federal, por meio da PEC 241 e a Medida Provisória 746, que inviabiliza investimentos para o ensino médio. Os estudantes “secundaristas” ocuparam o plenário e a galeria da Câmara na última quinta-feira, 20, sem previsão para deixar o ambiente público.
 
“O debate foi cancelado sim. Fizemos um acordo para eles saírem hoje. Vamos ver. Acredito que eles saíam hoje”, disse o vereador e presidente da Câmara Municipal, Professor Jesus (DEM), que evitou pedir a reintegração de posse da Casa de Leis.
 
A decisão pelo cancelamento foi acertada na reunião realizada na manhã desta segunda-feira (24), com a participação de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da área jurídica do Poder Legislativo e assessores dos dois candidatos. 
 
Desde o término do primeiro turno, o debate estava agendado para as 14h desta segunda-feira. Segundo Gabriela Stefani Cauzzo Borges, da campanha Democrata, seria impossível a participação de Eli Correa em função da extensa agenda desta última semana de campanha. O mesmo motivo foi alegado por Anderson Marsili, representante do candidato Guti. Ambos agradeceram o empenho da TV Câmara.
 
O advogado Paulo Magalhães, representante da OAB-Guarulhos, participou da reunião e falou da expectativa do público quanto ao debate, mas diante da ocupação do Plenário e da impossibilidade de os dois candidatos participarem na nova data sugerida pela TV Câmara, não havia alternativa, senão o cancelamento. Os advogados do Poder Legislativo tiveram posicionamento semelhante.
 
 

Posso ajudar?