Após reportagem da Folha de S. Paulo, baseada em dados do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Guarulhos negou que tenha aplicado vencidas em pacientes que tenham procurado as UBSs para serem imunizados contra o coronavírus.
Segundo a administração, apenas um dos lotes citados na matéria foi recebido pela Saúde. O lote 4120Z005, recebido 26/01/2021 com data e validade em 14/04/2021, foi distribuído prontamente, ressalta a Prefeitura. “As vacinas foram distribuídas prontamente aos serviços de saúde para serem administradas imediatamente em seus trabalhadores de saúde. A administração das doses em tempo hábil estava sob a responsabilidade das instituições”, respondeu a gestão aos questionamentos do GuarulhosWeb.
A Prefeitura alega que, em consulta ao relatório exportado do sistema vacivida em 02/07/21, foram identificados 96 registros desse lote com data de aplicação posterior à data do vencimento. Destes, 86 registros são de uma instituição privada do município, que já teria sido notificada pela Secretaria da Saúde para esclarecimentos. Os outros 10 registros, justifica a Saúde, foram erros de digitação da data de aplicação, que serão corrigidos.
“Os demais lotes citados na reportagem não foram recebidos no Municipio de Guarulhos”, finaliza o argumento.