Início » Prefeitura de Guarulhos nega que tenha aplicado vacinas vencidas
Saúde

Prefeitura de Guarulhos nega que tenha aplicado vacinas vencidas

Após reportagem da Folha de S. Paulo, baseada em dados do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Guarulhos negou que tenha aplicado vencidas em pacientes que tenham procurado as UBSs para serem imunizados contra o coronavírus.

Segundo a administração, apenas um dos lotes citados na matéria foi recebido pela Saúde. O lote 4120Z005, recebido 26/01/2021 com data e validade em 14/04/2021, foi distribuído prontamente, ressalta a Prefeitura. “As vacinas foram distribuídas prontamente aos serviços de saúde para serem administradas imediatamente em seus trabalhadores de saúde. A administração das doses em tempo hábil estava sob a responsabilidade das instituições”, respondeu a gestão aos questionamentos do GuarulhosWeb.

A Prefeitura alega que, em consulta ao relatório exportado do sistema vacivida em 02/07/21, foram identificados 96 registros desse lote com data de aplicação posterior à data do vencimento. Destes, 86 registros são de uma instituição privada do município, que já teria sido notificada pela Secretaria da Saúde para esclarecimentos. Os outros 10 registros, justifica a Saúde, foram erros de digitação da data de aplicação, que serão corrigidos.

“Os demais lotes citados na reportagem não foram recebidos no Municipio de Guarulhos”, finaliza o argumento.