Saúde

Prefeitura distribui 8 mil preservativos e orienta mais de 800 pessoas em ações de prevenção no carnaval

A Prefeitura de Guarulhos promoveu seis ações de prevenção contra as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) durante o período de pré-carnaval, com o início das atividades no desfile da Banda Bicha em 3 de fevereiro. Ao todo foram distribuídos 7.947 preservativos, sendo 7.152 externos e 795 internos, além de 2.150 sachês de gel lubrificante e 157 autotestes para detecção do HIV. Mais de 800 pessoas receberam informações sobre como prevenir doenças como HIV, herpes genital, sífilis, gonorreia, tricomoníase, infecção pelo papilomavírus humano (HPV) e hepatites virais B e C.

Os outros locais contemplados pelas ações foram o Restaurante Popular Coma Bem Zilda Arns, no Macedo, e a Feira Livre na área de abrangência da UBS Soimco, na Cidade Soimco, ambos no dia 8. No dia 9 as ações ocorreram no Baile de Máscaras do CIC Pimentas, no calçadão da rua Dom Pedro II (Centro) e no Terminal de Ônibus São João. As ações contaram com a participação da equipe do programa IST/Aids da Secretaria da Saúde, do SAE Carlos Cruz, da
Associação Marinatti e da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social.

A programação do Fevereiro Pink tem como objetivo ampliar o acesso à prevenção das ISTs/aids, focando especialmente nas populações mais vulneráveis, com destaque para os jovens, já que, dos 192 casos confirmados de HIV/aids em Guarulhos em 2023, 80% era de homens, sendo 62% na faixa etária de 15 a 34 anos. Além da oferta de preservativos e de autotestes do HIV, a campanha enfatiza duas estratégias importantes de prevenção, a PEP (profilaxia pós-exposição ao HIV) e a PrEP (profilaxia pré-exposição)

A PEP consiste na administração imediata de antirretrovirais para reduzir o risco de infecção em pessoas que podem ter tido contato com o HIV durante o sexo desprotegido. A medicação deve ser iniciada em até 72 horas após a possível exposição e mantida por 28 dias. Dada a natureza de urgência médica, a PEP está disponível em todas as
Unidades de Pronto Atendimento (UPAs e PAs).

A PrEP, por sua vez, envolve o uso preventivo contínuo de medicamentos antes da exposição ao vírus, ou seja, diariamente. Com a presença do medicamento no sangue, o HIV não consegue se estabelecer no organismo durante o contato. A PrEP pode ser uma estratégia eficaz para pessoas em situação de grande vulnerabilidade, com dificuldade de aderir a outras opções e ferramentas de prevenção naquele momento de vida. A medicação está disponível no CTA Ubiratan Marcelino dos Santos (rua Piracicaba, 114, Gopoúva) mediante avaliação médica.

É importante ressaltar que há também a prevenção combinada, que oferece uma abordagem abrangente, incorporando diversas estratégias para proteção contra as infecções sexualmente transmissíveis. Além do uso do preservativo, são recomendadas práticas de testagem regular para o HIV, outras ISTs e hepatites virais, tratamento adequado das ISTs, do HIV/Aids e das hepatites virais, vacinação contra as hepatites A e B e o HPV, juntamente com a consideração da PrEP e da PEP. A eficácia dessas medidas pode ser otimizada ao serem combinadas de maneira personalizada.

Posso ajudar?