As obras de expansão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo seguem em ritmo acelerado, aproximando-se de Guarulhos. A primeira fase da extensão, que vai de Vila Prudente até a Penha, já tem cerca de 90% das escavações das estações concluídas. A tuneladora (o popular “tatuzão”) completou, recentemente, sua primeira etapa de escavação.
Segundo apuração do site Via Trolebus, os preparativos para a segunda etapa da expansão, que se estenderá da Penha até a Rodovia Dutra, já em território guarulhense, estão em andamento. O Metrô confirmou ao site que na futura Estação Penha de França já há movimentações para preparar os terrenos que receberão as intervenções. Essa etapa antecede o início efetivo das obras.
Esse novo trecho, com 5,7 quilômetros de extensão, incluirá cinco novas estações: Penha de França, Gabriela Mistral (que terá integração com as Linhas 12-Safira e 13-Jade da CPTM), Fernão Dias, Ponte Grande e Dutra. Também está prevista a construção do Pátio Paulo Freire, destinado à manutenção e guarda de trens.
Veja as futuras estações da Linha 2-Verde do Metrô
Um segundo tatuzão será responsável por escavar esse trecho, com previsão de início das atividades por volta de 2026. O equipamento será do mesmo porte do utilizado na primeira fase, considerado um dos maiores da América Latina.
A ampliação deve impactar positivamente o deslocamento da população guarulhense, ao conectar diretamente a cidade à malha metroferroviária de São Paulo, que já soma mais de 300 quilômetros de trilhos entre metrô, trens e monotrilho.
Em relação aos prazos, um dos editais da Estação Ponte Grande prevê a conclusão em 2.094 dias, o que indica que a entrega do novo trecho poderá ocorrer entre os anos de 2031 e 2032.