O Aeroporto de Guarulhos vai agilizar suas operações com a implementação de um novo procedimento que visa reduzir as separações das aeronaves que utilizam a mesma pista.
O procedimento conhecido como RRSM (Reduced Runway Separation Minima), entrará em vigor no próximo dia 28 de agosto.
Os novos mínimos serão aplicados entre uma aeronave que decola e uma aeronave que pousa subsequente, ou entre duas aeronaves que decolam na mesma pista ou entre duas aeronaves que pousam na mesma pista.
A operação é inédita em aeroportos do Brasil e faz parte do Projeto AGILE GRU, desenvolvido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), garantido maior eficiência dos pousos e decolagens.
“O procedimento inédito no Brasil será aplicado no principal aeroporto do país, otimizando o seu fluxo de pousos e decolagens, num momento em que a aviação nacional superou a demanda do período pré-pandêmico”, destaca o Major Aviador Alexandre Gonçalves de Carvalho, coordenador do DECEA no AGILE GRU.
Além de tornar as operações mais eficientes, a iniciativa proporcionará uma redução no consumo de combustível e nas emissões de poluentes, garantido também benefícios aos passageiros, tornando os voos mais pontuais.
Maior aeroporto do país, Guarulhos registra uma média de 742 voos por dia, que utilizam as pistas paralelas 10L-28R com 3.700 metros de comprimento e 45 de largura, e a 10R-28L que tem 3.000 metros e 45 de largura.
Segundo relatório de perfomance da empresa britânica Cirium, o aeroporto administrado pela GRU Airport foi o quinto mais pontual do mundo em julho. Dos 22.402 voos monitorados, 79,32% decolaram dentro do horário.