O professor de piano popular do Conservatório Municipal de Guarulhos, Adolfo Mendonça, foi um dos premiados na 44ª edição do concurso de piano Guiomar Novaes. A competição, realizada em São João da Boa Vista, interior de São Paulo e cidade natal de Guiomar, é uma das mais importantes competições de piano do Brasil e celebra a memória da virtuosa pianista. Para conferir o evento de premiação acesse https://culturaemcasa.com.br/video/piano-a-cinco/.
Adolfo alcançou o 3º lugar na premiação em meio a dez finalistas na categoria Piano Popular. O concurso contou ainda com outros dez finalistas na categoria Piano Erudito. Os participantes apresentaram composições próprias, além de choro, música experimental, bossa nova, samba, jazz e salsa.
Mestre em performance de jazz pela University of South Florida, Adolfo explica que o concurso Guiomar Novaes é um dos únicos do Brasil a possuir uma categoria voltada apenas para pianistas de música popular, na qual são valorizadas a criatividade, a improvisação, a capacidade de realização de arranjos, a qualidade do toque e o som do pianista.
“Por conta da pandemia não há quase oportunidades de realizar performances musicais. Eu continuo dando aulas, mas não toco em público ou com outros músicos, por isso, precisei passar algumas semanas praticando o repertório, que é bastante difícil. Pensando por esse lado, o concurso foi bom porque nos faz voltar a praticar nossos instrumentos”, afirma Mendonça.
Para se destacar em meio aos demais finalistas, músicos de diferentes idades com alto nível técnico e muito heterogêneos, Mendonça preparou uma apresentação de música instrumental com muito jazz, composições brasileiras e improvisação.
“É particularmente raro existirem eventos voltados para a música popular instrumental. Nós temos dezenas de concursos e festivais de música instrumental erudita, ou de música popular cantada, mas não há muito espaço para a música popular instrumental no Brasil. Fiquei muito satisfeito de ver o piano popular sendo promovido e acredito que iniciativas similares podem cair muito bem em Guarulhos, com festivais ou concursos para instrumentistas de música popular”, observou o pianista.