Esportes

Profissionalização – Presidente do Flamengo garante que clube é saudável

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) montou um grupo de estudo para viabilizar a partir do próximo ano o Sistema de Licenciamento de Clubes com objetivo de padronizar a profissionalização deles. Diante deste quadro, o presidente do Flamengo, Joaquim Mangueira, ouvido pelo GuarulhosWeb nesta quinta-feira, afirmou que considera o clube saudável e não teme a proposta da entidade maior do futebol brasileiro. Entre impostos e ações trabalhistas, o Corvo possui dívida aproximada de R$ 500 mil, um valor considerado pequeno para os padrões do esporte no país. 
 
“O Flamengo possui apenas uma ação trabalhista (com o atacante Paulinho, que defende atualmente o Santos) e tem alguns impostos de gestões anteriores, que já estou pedindo o seu levantamento. Não passa de R$ 60 mil. O próximo presidente que assumir não vai ter quase nada de dívida. Quem for assumir vai pegar um clube saudável. problema tanto do pequeno quanto o grande são as dívidas”, declarou Mangueira.
 
O clube guarulhense possui parceria com o Sport Club Corinthians Paulista desde 2010. Desde então, o clube da Capital fez investimentos em infraestrutura no estádio municipal Antônio Soares de Oliveira para abrigar atletas de sua categoria de base, além de colaborar financeiramente com o Corvo para cumprimento de obrigações trabalhistas e pagamentos de salários. A nova proposta é elaborada nos moldes da implantada pela UEFA na Europa.
 
“Opiniões de algumas pessoas apontam que muitos clubes vão fechar se colocar tudo em prática. É algo que o futebol precisa e eles estão querendo (CBF). Isso é fato. Mas acho que tem coisa que é exagero. E um time de Série A do Campeonato Brasileiro com um de A3 do Campeonato Paulista por conta de estrutura e receitas menores. Mas aquilo que foi estabelecido deveria ser cumprido como salários, impostos, enfim”, explicou Mangueira.
 
Além da organização financeira, os clubes deverão oferecer a seus atletas e demais profissionais estruturas de trabalho condizentes com cada função.
 
A reportagem do GuarulhosWeb procurou a direção da AD Guarulhos para comentar as novas mudanças propostas pela CBF para iniciar no próximo ano, mas não foi encontrado ninguém que pudesse falar sobre o assunto. 
 

Posso ajudar?