Cidades

Programa GUARD atende mais de 18 mil estudantes em 2017

Durante todo o ano de 2017, o Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas – Guard realizou mais de 18 mil atendimentos, contemplando alunos da Rede Municipal, em especial do 5º ano, familiares e amigos dos estudantes. No segundo semestre deste ano, foram realizadas 23 formaturas, as quais se encerraram nesta quinta-feira (7/12). O projeto é desenvolvido pelas secretarias para Assuntos de Segurança Pública (SASP), por meio da Guarda Civil Municipal (GCM) e de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel).
 
Há 11 anos, o Guard tem a missão do projeto é diminuir e combater a violência escolar, familiar e social, auxiliando sobre o uso indevido de drogas e seus malefícios. Ele é mais dirigido para os jovens que estão ingressando na fase de transição da infância para a adolescência. “Nós os preparamos para saberem dizer não num futuro próximo”, afirmou o coordenador pedagógico-geral do Guard, Washington Luiz de Santana.
 
Santana contou que além de alertar sobre o uso de drogas, o projeto dá a oportunidade das crianças denunciarem maus tratos ou abusos sofridos em casa, posteriormente encaminhados aos órgãos competentes. O coordenador explicou, ainda, que os membros da equipe se tornam uma verdadeira família dos atendidos. “Cada momento que nós estamos com eles, durantes as aulas ou nas formaturas, é um sentimento diferente. Um aluno veio me abraçar e disse: ‘Poxa, queria que você fosse meu pai’. Então você vê a importância que nós, por meio desse trabalho, temos na vida de muitas pessoas”, salientou.
 
 

Posso ajudar?