Cidades

Programa Ilhas Verdes realiza plantio de 350 árvores

Desde o início do projeto já foram plantadas mais de 90 mil, com previsão do plantio da centésima milésima para o mês de setembro ou outubro de 2012

O Programa Ilhas Verdes (PIV) em parceria com a empresa Cummins Motores, realizou ontem, um plantio com mais de 350 árvores nativas na avenida Francisco Xavier Correia, no bairro Inocoop. Desde o início do projeto já foram plantadas mais de 90 mil, com previsão do plantio da centésima milésima para o mês de setembro ou outubro de 2012. A ação contou com a participação da equipe do Centro de Arborização Urbana e funcionários da empresa, que sempre atuam como voluntários de plantio, em mais uma parceria do programa, Cummins e Secretaria de Meio Ambiente de Guarulhos.

"Plantar é fácil, a maior dificuldade é de conscientizar as pessoas da necessidade de manter", disse a analista de projetos sociais da Cummins Lígia Santos de Almeida, alertando a população a preservar as áreas verdes.

Lançado em agosto de 2008 pela Secretária de Meio Ambiente, o PIV visa à intensificação da arborização urbana no combate as ilhas de calor. Utilizando um mapa termal, desenvolvido pelo Laboratório de Geoprocessamento da Universidade Guarulhos. O programa identifica os focos de calor existentes e assim prioriza o plantio maciço de árvores nestes espaços. As principais áreas de calor são: Cidade Industrial Satélite Cumbica, no Aeroporto Internacional e nas regiões que vão do Centro até o bairro do Taboão. Também fazem parte do PIV os corredores ecológicos, recuperação da mata ciliar e a formação das florestas urbanas.

Posso ajudar?