Cidades

Programa SIM Guarulhos concede isenção de impostos a mais 17 empresas

A Prefeitura entregou nesta quarta-feira, 11, as homologações que dão isenção fiscal do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e ISS (Imposto Sobre Serviços) a indústrias do município.

Ao todo, 17 empresas ganharam direito ao benefício e outras 53 receberam a renovação dos que já estavam em andamento.

A cerimônia de entrega do documento ocorreu na sede de Guarulhos do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), no Jardim Paraventi, com a participação de representantes da administração municipal e de entidades empresariais.

A iniciativa faz parte do programa SIM Guarulhos, criado por meio da Lei 5.428/99, e que dá isenção de tributos pelo prazo de até 10 anos para indústrias instaladas na cidade ou que estejam ampliando suas unidades fabris. Em contrapartida à renúncia fiscal, as empresas têm de atender algumas obrigações, sendo uma das principais a manutenção do número de empregados em seu quadro funcional.

"O programa tem sido fundamental para atrair empresas para a nossa cidade e manter as que já estão instaladas, ajudando-as a prosperar e, assim, gerando mais emprego e tributos para a nossa cidade", afirmou Luis Carlos Teodoro, secretário de Desenvolvimento Econômico.

As atuais 70 companhias beneficiadas pelo SIM Guarulhos representam a manutenção de mais de 13 mil empregos no município. A maior parte delas, 49%, atua no setor Metalmecânico. Em seguida aparecem os segmentos plástico (15%) e têxtil (12%). Quanto à região geográfica, o bairro de Cumbica lidera a lista de empresas contempladas, com 23 indústrias. Na segunda posição aparece Bonsucesso, com 20. Na sequência vêm Taboão (7) e Cecap/Bela Vista (5).

As 17 novas empresas beneficiadas pelo SIM Guarulhos são Andrade Máquinas Ltda, Bardella S/A Indústrias Mecânicas, Centauro Indústria e Comércio Ltda, Complexo Têxtil 2000 Ltda, Dagan Ind. e Com. de Produtos Siderúrgicos Ltda, Doremus Alimentos Ltda, Fibrasil Indústria e Comércio de Carrocerias Ltda, Indústria e Comércio de Artefatos de Alumínio JT Ltda, J&C Indústria Mecânica Ltda, Joalmi Indústria e Comércio Ltda, Macom Instrumental Cirúrgico Ltda, Macom Instrumental Cirúrgico Ltda, Mobensani Indústrias Automotivas Ltda, Pandurata Alimentos Ltda, Sofape S.A., Soft Color Etiquetas Adesivas Ltda, Solefer Indústria e Comércio de Estampos e Moldes Ltda e Têxtil Tecnicor Ltda.

Para obter mais informações sobre como se habilitar ao programa, os representantes das indústrias devem procurar o Fácil Empresarial, na avenida Emílio Ribas, 1.120, no bairro Gopoúva.