Política

Projeto de Lucas incha máquina e cria novos cargos que custarão R$ 3,7 milhões só em salários

Enquanto envia para a Câmara Municipal para aumentar impostos e taxas para os guarulhenses, o prefeito de Guarulhos, Lucas Sanches (PL), também propõe uma reforma administrativa. Só com a criação de 20 novos cargos de comissionamento de livre provimento, o chefe do Executivo aumenta a folha de pagamento em R$ 3.747.504,28 somente em salários, fora mais benefícios como férias, vale alimentação, entre outros, por ano.

O PL 257/2025 propõe a reformulação da estrutura organizacional e o quadro de servidores públicos da administração direta do Município de Guarulhos. Apesar de manter o mesmo número de secretarias, há grande remodelação nas pastas, com mudanças nas nomenclaturas e atribuições. No entanto, Lucas cria mais 20 cargos, principalmente de diretores de departamento que passam de 83 para 96. Há ainda dois novos secretários adjuntos e mais quatro subsecretários, além de um representante em Brasília.

Somente com estes 20 cargos, que têm salários mensais de R$ 14.318,06 (diretores de departamento) e R$ 14.622,72 (os outros três), a Prefeitura irá gastar a mais por mês quase R$ 300 mil com salários, além de outros benefícios e custos trabalhistas. Ao final de um ano, incluindo 13º salário, serão R$ 3,7 milhões a mais nos custos de folha de pagamento.

Entre as mudanças propostas, destaca-se a divisão da Secretaria da Fazenda em duas pastas, a de Finanças e a da Receita. A Secretaria de Governo passa a ser chamada de Casa Civil. A Secretaria de Serviços Públicos deixa de existir, passando suas atribuições às novas Infraestrutura Urbana (que era Obras) e Verde, Clima e Sustentabilidade (antes Meio Ambiente). Já as atribuições de serviços funerários irão para a Secretaria da Casa Civil.

Novas pastas e denominações são a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação; Secretaria de Cultura e Turismo; Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho; Secretaria de Desenvolvimento Social, Proteção e Defesa Civil; Secretaria de Gestão, Secretaria de Justiça e Cidadania; Secretaria de Mobilidade Urbana. As demais seguem com as mesmas nomenclaturas.

Terão status de Coordenadoria a Proteção e Defesa do Consumidor e o Fundo Social de Solidariedade, que têm estruturas parecidas com a de secretarias. Assim como são a Chefia de Gabinete do Prefeito e a Controladoria Geral do Município.

 

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