Os setores de supermercados e móveis e eletrodomésticos puxaram o aumento nas vendas do varejo em julho de 2020 ante julho de 2019. Quatro das oito atividades pesquisadas registraram crescimento no período. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio e foram divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As atividades de Hipermercados e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (9,9%) e Móveis e eletrodomésticos (26,4%) deram uma contribuição de 7,2 pontos porcentuais para a alta de 5,5% registrada pela média global do varejo em julho, ante o mesmo período do ano passado.
Os demais avanços ocorreram em Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (13,4%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (9,0%).
Por outro lado, houve perdas em Tecidos, vestuário e calçados (-31,4%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-25,1%), Combustíveis e lubrificantes (-10,8%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-5,5%).
O varejo ampliado, que inclui os segmentos de veículos e material de construção, teve aumento de 1,6% ante julho de 2019. Veículos e motos, partes e peças caíram 16,2%, mas Material de construção subiu 22,7%.